No domingo, dia 8, a Praia de Copacabana vai receber a 7ª edição da Caminhada Sesc pela Valorização da Pessoa Idosa. A previsão é de que o evento reúna mais de 2,5 mil participantes na ação de inclusão e de solidariedade. A Caminhada terá concentração, às 8h30, na altura da Rua Prado Júnior, de onde sairão os caminhantes em direção à Rua Santa Clara. O trajeto tem 1,5 km de extensão. A participação é gratuita e aberta a pessoas de todas as idades.
A Caminhada Sesc pela Valorização da Pessoa Idosa promete ser uma grande celebração. Por isso, vai contar com a animação de um trio elétrico em todo o percurso, além de shows da Velha Guarda da Portela, de Gabrielzinho de Irajá e Gilsinho da Conceição.
Ativista da prática de atividades físicas para pessoas com mais de 60 anos, a ex-jogadora de vôlei e medalhista olímpica em Atlanta 1996, Jackie Silva, estará presente à caminhada para incentivar ainda mais as pessoas a se exercitarem. A celebração contará ainda com a presença de residentes do Retiro dos Artistas.
O Sesc RJ preparou uma extensa programação gratuita, juntamente com parceiros, para manter a população em movimento. Entre as atrações estão: aula aberta de Tai chi chuan, alongamento, espaço relaxamento com massagem, meditação, oficina de escalda pés, bioimpedância, exergames (que combinam atividade física e jogos eletrônicos) e uma exposição sobre longevidade.
Os interessados também poderão contribuir com alimentos não-perecíveis para o programa Mesa Brasil, do Sesc, voltado para o combate à fome. O evento tem o apoio da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e das Drogarias Venâncio.
A gerente de Assistência do Sesc RJ, Thaís Castro, destacou que um dos objetivos do evento é descontruir alguns, dos muitos estereótipos, contra a pessoa idosa, além de sensibilizar a sociedade quanto às questões que atingem essa população.
“A caminhada busca não apenas promover debates importantes sobre o envelhecimento e desconstruir a imagem estereotipada e preconceituosa associada à pessoa idosa, mas também sensibilizar a população do estado para as múltiplas questões relacionadas ao envelhecimento da sociedade, explorando novas possibilidades para essa fase da vida”, disse Thaís Castro.
No evento também serão abordadas questões sobre o envelhecimento mais digno, como o combate ao etarismo, o bem-estar físico, social e cognitivo, sobre os quais serão apresentadas ações concretas desenvolvidas pelo Sesc RJ em suas unidades.
Mais informações sobre o Trabalho Social Com Idosos (TSI) estão no sescrio.org.br.