Ilha do Farol, em Arraial do Cabo, RJ. - Foto: Gabriel Castaldini

Temos a constante mania de “endeusar” tudo que vem de fora. Capri é sobrenatural. Ibiza, estupendo. Punta, admirável. E Saint Tropez?! Um sonho de verão. Isso nos faz esquecer das joias que carregamos em nossas cidades – e arredores. Para mim, Arraial do Cabo ostenta as mais belas praias DO MUNDO. Bebê, Arraial é a nossa Capri. TEM ATÉ GRUTA AZUL! Dá pra constatar que Deus é perfeito em suas criações. As águas são transparentes, límpidas e detém uma cor de azul turquesa que comove. Além disso, há uma biodiversidade incrível. Muitos peixinhos e golfinhos por lá.

CRÍTICA: A infraestrutura da cidade é bastante precária. Bastante. Tipo: Falta luz, falta água, os restaurantes são fracos e claramente a cidade não comporta a quantidade de turistas que recebe. IMPENSÁVEL visitar Arraial em alta temporada ou aos fins de semana. Se for, prepare-se para CILADA, BINO! Cenas de horror explícitas: Lixos e mais lixos boiando nos mares, queda de energia na cidade (sabe aquele banho quentinho? Pois é… não vai ter! Até para dar descarga no banheiro fica complexo). E, como se não bastasse, trânsito e guerra sangrenta para conseguir um lugar ao sol no passeio de barco (prepare-se para chegar 7h da manhã na cidade e disputar sua vaguinha no barco. Em tempo: para chegar em arraial às 7h, é preciso sair do Rio às 4h).

Por isso, gostaria de fazer um apelo e CLAMAR para que Arraial receba o cuidado e carinho que merece. Eu não sei se eles pretendem crescer e virar um “Búzios”. Talvez o charme da cidade resida mesmo no fato dela ser tão rústica e pacata. Ainda assim: A infra DEVERIA ser melhorada. Vocês concordam com isso?!

Este é um artigo de Opinião e não reflete, necessariamente, a opinião do DIÁRIO DO RIO.

32 COMENTÁRIOS

  1. Rosangela Ferreira, lí o seu comentários e de todos, o seu comentário me chamou atenção destacando verdades bem claras, vc falou td, a praia é de todos, mas quem tem barracas de carrinhos se acham donos, das praias, estabelecendo ordens fora da legislação eu perdí a graça e o gosto paixão de turistar em Arraial do Cabo, Arraial do Cabo rj ñ é mais Caribe brasileiro ?

  2. Arraial é lindoooo, ja foi mais!!
    É uma pena a beleza daquela cidade ser prejudicada pela ganância de geral. Visitei Arraial qdo parecia um paraíso.
    Fiquei triste de ver, como tem acontecido em outras prais, o monte de cadeiras e mesas quase invadindo a água, sem espaço para vc abrir o seu guarda sol pois os “donos da praias, diga-se de passagem, condomínios e como ja dito barracas” não permite vc curtir a praia do jeito q Deus deixou para TODOS!!!! Lamentável!!!

  3. Olha só vamos maneirar nos comentários,dizer que São Paulo,Santa Catarina e Paraná,não tem bandidos,é uma ofensa a inteligência do ser humano.E uma bravata soberba.Acho que beira a inveja este comentário.Nao tem quadrilhas kkkkkkkkkkkkkkkk.

  4. Infelizmente o brasileiro em geral não tem visão de futuro, tampouco é capaz de perceber que turismo receptivo e regulado é sustentável, lucrativo e trás benefícios tanto para os turistas quanto para quem vive do ou na região. Não são poucas as pessoas que retornam de áreas paradisíacas do Brasil, como Arraial, que trazem lembranças frustrantes, muito em função do despreparo e da ganância dos que vivem da atividade turística. Essa pessoas não percebem que se ganham rios de dinheiro na alta temporada, poderiam manter uma excelente renda inclusive na baixa temporada, para tanto a prática extorsiva deveria ser a primeira a acabar, afinal quem promove uma imagem positiva se realmente não tiver tido uma experiência positiva do local que conheceu? Enfim: a propaganda boca a boca funciona para ambas as vias e não perdoa aqueles que tenham oferecido um serviço extorsivo ou de baixa qualidade.

  5. Olá a todos,

    Sou Carioca, mas morador da região a mais de 15 anos. Arraial do Cabo é, com certeza, um dos lugar com as mais belas praias do mundo, talvez Capri seja no mesmo nível de praias, mas em infraestrutura é a pior com certeza. Isso se deve, principalmente, aos políticos q a governam q permitem as bandalheiras, não incentivam os comerciantes a cursos para oferecerem uma estadia melhor e permitem o excesso de pessoas em alta temporada na cidade. Como pode uma cidade com 11 mil habitantes receber quase 300 mil pessoas em feriados sem ocasionar transtornos mil a todos? Falta estrutura, falta organização e educação a boa parte dos q a visitam.

  6. Se Arraial, Cabo Frio e Búzios fossem em São Paulo, Paraná e Santa Catarina seria bem diferente. Para muito melhor e problemas bem menores a começar pela ausência de quadrilhas de bandidos. Deu azar de “seu Deus” por estes lugares bem no estado do Rio de Janeiro.

  7. Tem que parar com comparações da nossas belezas e cidades com as dos exteriores. Nunca vi lá fora dizerem nada do Brasil neste sentido.
    Aqui é a caribe brasileira, suíça brasileira, nossa Capri, costa amalfitana brasileira, Saara brasileiro, …. AFF! Já deu este puxa-saquismo.

  8. Concordo plenamente com todos os comentários, ressaltando a exploração qdo percebem q.somos turistas só falta uma arma de fogo na mão de tanto q.exploram nosso dinheiro UMA VERGONHA, tudo muito caro caríssimo, fora de noção, no Guarujá sp tem fiscalização nas ruas próximas das praias , pra ñ deixar cobrar pra estacionar veículos nas guias, o GCM, me perguntou se o rapaz veio me cobrar para estacionar, no ARRAIAL do Cabo rj, um absurdo uma cadeira guarda sol mesmo consumindo produtos , acham q.são donos das praias q.são públicas, natureza q.Deus nos deu.

  9. DINHEIRO TEM, FALTA É UMA FISCALIZAÇÃO E INVESTIGAÇÃO RÍGIDA POR PARTE DO MP E MPF, PRA ONDE ESTÃO INDO OS $$$$ DOS ROYALTIES E OS $$$$ DA ARRECADAÇÃO DA MARINA DOS PESCADORES QUE O POVO E OS PESCADORES FICAM A VER NAVIOS #PF #MP #MPF

  10. Recentemente viajei para Maragogi-AL e lembrava muito Arraial do Cabo-RJ, pela falta de estrutura para comportar e bem receber turistas. Acredito que não falte recurso, até pq quem visita para caro para estacionar na rua, em torno de mais de 15 reais, recebendo um talão que certamente vai uma boa parte dos 15 reais para a prefeitura, paga qnd anda de barco, paga muito e a prefeitura tem condições de estruturar melhor a cidade. O turismo atualmente tem sido extremamente “predador”, vc paga cara e nem sempre tem o retorno imaginado, tudo na internet é belo, ao vivo algumas pessoas despreparadas conseguem macular o paraíso natural que é patrimônio público, tornando os passeios e a experiência com aquele local em uma desastrosa viagem … Eu fico de saco cheio com barqueiro, vendedor, dono de estabelecimento que trata turista sem o mínimo de educação, lembrando que vivem do turismo, vai entender

  11. A mamãe natureza em Arraial é escandalosamente linda, um verdadeiro show !
    Infelizmente a cidade está sucateada em tudo por tudo…totalmente invisível aos olhos dos seus governantes !
    Uma pena !

  12. Uma pena, triste demai, além de tudo isso já falado fora os flanelinha fui semana passada e me cobraram 40 reais para eu deixar me carro rua por sete dias. E o tráfico… Na rua onde era tranquilo. Em um lugar que já fiquei várias vezes. Aluguei uma casa para ficar 7 dias, não fiquei um dia, fui embora no mesmo dia. Não pretendo voltar mais. Detalhe fui fora de temporada e meio de semana. Muito triste

  13. Nasci em Arraial do Cabo e vivi lá até meus 24 anos até inicio de 1988. Resido no RJ desde 1988 e fico muito triste do meu paraíso, hoje completamente favelizado. Mais triste ainda pelo “durista” predatório que frequenta a cidade. Também já ouvi falar, de investidores, que é o município mais corrupto do Brasil. Desde o prefeito até a Câmara dos vereadores

  14. O problema é sempre o mesmo, ocupação desordenada, falta de projeto e especulação imobiliária.

    Todo mundo querendo ganhar o seu, sem nenhum planejamento, aí vira essa bagunça, destroem o meio ambiente, afastam os turistas, atraem a violência…

    Esse fenômeno está presente em todos os lugares do Brasil, salvo raras exceções. Enquanto não mudarmos as leis de ocupação de solo e enquanto, não forem respeitadas, teremos essa bagunça…

    Arraial, infelizmente, me perdoem os nativos, perdeu o bonde. Se os nativos tivessem se organizados em associação de moradores, trabalhados melhor a preservação e menos a vontade de ganhar dinheiro sob qualquer pretexto, a cidade não estaria nessas condições.

  15. O problema é sempre o mesmo, ocupação desordenada, falta de projeto e especulação imobiliária.

    Todo mundo querendo ganhar o seu, sem nenhum planejamento, aí vira essa bagunça, destroem o meio ambiente, afastam os turistas, atraem a violência…

    Esse fenômeno está presente em todos os lugares do Brasil, salvo raras exceções. Enquanto não mudarmos as leis de ocupação de solo e enquanto, não forem respeitadas, teremos essa bagunça…

    Arraial, infelizmente, me perdoem os nativos, perdeu o bonde. Se os nativos tivessem trabalhados melhor a preservação e menos a vontade de ganhar dinheiro sob qualquer pretexto, a cidade não estaria nessas condições.

  16. Sinceramente?? A situação da cidade realmente só vem piorando ano a ano e os MORADORES merecem muito mais que isso. Mas melhorar a infraestrutura pensando em comportar mais TURISTAS seria o fim de tudo que torna Arraial tão belo! O ideal seria o equilíbrio, a melhoria da infraestrutura da cidade e um controle rígido do acesso daqueles que vêm de fora.

  17. Infelizmente falta investimento para o setor turístico dá região dos Lagos, não consigo entender como está região que têm praias maravilhosas não conseguiu se desenvolver . É fato que o tráfico se transferiu para à região e com à diminuição dos royalties piorou à manutenção das cidades da região.

  18. A urbanização de Arraial do Cabo é favelizada…para emancipar o lugar deixaram as construções irregulares tomar conta de Arraial …triste demais e que sirva de exemplo para você que vive em algum lugar do Brasil que querem se emancipar.
    Uma região histórica e a 7a cidade mais antiga do Brasil (Cabo Frio) fundada por Américo Vespúcio e uma referência mundial em mergulho.
    Para eu retornar a Arraial do Cabo será apenas para um passeio de barco e só…e pior de tudo é que não tem mais como voltar o que era antes.
    Nós aqui no Brasil não temos amor a nossas raízes e história.

  19. Conheci Arraial em 1975, a única edificação na Prainha era o Castelinho que se destacava na areia…
    No Réveillon de 2006 ou 2007 às 21.00 hs faltou luz na cidade…retornando às 03.00 hs.
    Esse ano fui visitar a cidade e fiquei triste, constrangido…conseguiram destruir o Paraíso de Arraial do Cabo…

  20. Concordo plenamente. Infelizmente, nossas autoridades não sabem, não querem ou não se importam em melhorar e explorar lado turístico do Rio de Janeiro no todo. Mas, preferem se sustentarem nos royalties do petróleo. Dá menos trabalho.

  21. O problema é dos dois, governador e prefeito, acrescentando-se deputados estaduais e vereadores do Municipais eleitos pelos cabistas ou cidadãos de A. Cabo. Nem adianta a grande homenageada Alessandra…., nome de avenida em Praia Grande que nada faz, no sentido de melhorar a situação, nem digo do povo mas dos turistas, afinal ela é dona de Pousada, logo deveria ajudar no sentido de melhorar o aspecto da cidade.

  22. Sou empresário na cidade e resido na mesma. De fato a cidade tem muitos problemas, problemas esses que são crônicos como quedas de luz, falta de atendimento ao turista e dentre muitos outros, mas a matéria é bem exagerada, não me lembro a última vez que fui impedido de tomar meu banho quente por conta de uma falta de luz. Disputar vaga em passeio de barco parece uma piada para quem conhece a cidade, você vai é ser disputado pra ver em qual barco vai embarcar e isso não só às 07:00 mas sim em qualquer horário que ainda tenha saída de barcos (geralmente até as 14h). Não quero maquiar os problemas locais que são muitos, mas a opinião citada acima pega problemas que são sim graves e os multiplica em 10x

  23. Concordo, sim! Arraial do Cabo é um lugar lindo, onde há praias maravilhosas com o PONTAL do ATALAIA! Conheço essa JOIA pra lá de bruta, largada ao descaso pelos ex-Governadores do Rio de Janeiro, e também pelo atual, até agora! Se a questão é INCENTIVAR a ECONOMIA ESTADUAL (TURISMO!), diminuir o DESEMPREGO FLUMINENSE e minimizar a DESIGUALDADE SOCIAL se faz URGENTE alavancar a atividade econômica de municípios como ARRAIAL DO CABO! Com a PALAVRA e a CANETA o Governador CLÁUDIO CASTRO!!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui