Nilópolis aplicou mais de 800 vacinas contra Covid-19 vencidas; no Rio foram mais de 600

Quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de vacina sendo aplicada - Foto: Getty Images

Dados do Ministério da Saúde mostraram que 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do Brasil. No Rio, o município de Nilópolis foi o que mais registrou a aplicação: 852 doses vencidas. Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros. A informação é do jornal Folha de São Paulo.

Em nota, a secretaria de Saúde de Nilópolis afirmou que “já instaurou a sindicância para apurar os fatos denunciados pela Folha de São Paulo e iniciou também um levantamento das pessoas que supostamente teriam tomado as doses das vacinas dos lotes que estariam fora da validade. Caso se confirme a aplicação de vacinas fora da validade, as pessoas serão imediatamente convocadas a tomar a nova dose do imunizante, no prazo de 28 dias, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19″.

Segundo os dados disponibilizados pelo jornal, o município do Rio aplicou 686 doses vencidas. A Secretaria Municipal de Saúde informou que recebeu todos os lotes de vacinas do Ministério da Saúde dentro do prazo de validade e os distribuiu imediatamente para as unidades de saúde. Disse ainda que está sendo verificado se, de fato, houve alguma aplicação de doses após o vencimento. Caso isso tenha acontecido, a unidade entrará em contato com os usuários para realizar a revacinação.

Os casos suspeitos de vacinação fora da validade, com data da aplicação da vacina, data de nascimento e primeiros dígitos do CPF das pessoas vacinadas, podem ser consultados neste link. Quem estiver na relação pode aguardar o contato da equipe de saúde ou, se preferir, procurar a unidade em que se vacinou na segunda-feira (05/07), a partir das 11h, para verificar se houve um erro no registro, que será feito o ajuste. Em caso de constatação de que recebeu de fato dose vencida, será realizada a revacinação.

Advertisement

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado.

Todos os imunizantes expirados integram oito lotes da AstraZeneca importados ou adquiridos por consórcio. Um deles passou da validade no dia 29 de março. O que venceu há menos tempo estava válido até 4 de junho. O lote pode ser conferido na carteira individual de vacinação. Quem tiver recebido uma dose de um desses oito lotes de AstraZeneca após a data de validade deve procurar uma unidade de saúde para orientações e acompanhamento.

Confira os lotes vencidos:

  • 4120Z001 – 29 de março
  • 4120Z004 – 13 de abril
  • 4120Z005 – 14 de abril
  • CTMAV501 – 30 de abril
  • CTMAV505 – 31 de maio
  • CTMAV506 – 31 de maio
  • CTMAV520 – 31 de maio
  • 4120Z025 – 04 de junho

Validade das vacinas

A validade das vacinas contra Covid-19 depende da tecnologia e dos insumos utilizados no desenvolvimento do imunizante. Essas informações integram os dados analisados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para regulação dos imunizantes utilizados no país.

A AstraZeneca e a Pfizer duram até seis meses. A Janssen, com validade original definida em três meses, agora pode ficar armazenada por até quatro meses e meio. A Coronavac tem duração de um ano —o primeiro lote dessa vacina utilizado no Brasil venceria somente em novembro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Nilópolis aplicou mais de 800 vacinas contra Covid-19 vencidas; no Rio foram mais de 600
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu acho esquisita esta informação. Maringá/PR trucou esta informação: veio a público pra dizer que o que leva a esta conclusão de “vencida” é uma alocação errada da data de vacinação no sistema do Min.Saúde pelo ConectaSUS. O errado seria o cadastro da dose, não a data da vacinação verdadeira. A ver: quem é que vai pular do cavalo: as secretarias municipais, as estaduais, o Min Saúde ou a Folha de São Paulo?!

    • Ao ministério da saúde cabe a distribuição aos estados….Depois disso o estado distribui a seus municípios, então no final das contas é cada diretor de posto q deixou de observar a validade!!
      Mas pode ser feito o lançamento no conectasus em data posterior(o q acho msis plausível),pois essas vacinas indianas foram as primeiras da Astrazeneca a serem distribuídas!!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui