Niterói e Portugal firmam parceria focada na economia do mar e em biotecnologia 

Entre as possibilidades que serão contemplados através do compromisso bilateral é a recuperação das lagoas de Piratininga e Itaipu

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista de parte de Niterói - Foto Daniel Martins/Diário do Rio

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Niterói e o Instituto Politécnico de Leiria, de Portugal, assinaram um protocolo de intenções de parceria, para tratar de assuntos comuns, entre eles: economia do mar e biotecnologia. Pelo documento, a cooperação entre as cidades pode se dar, por meio de troca de experiências, pesquisa e infraestrutura tecnológica.

Segundo prefeito de Niterói, Axel Grael, entre as possibilidades que serão contempladas através do compromisso bilateral é a recuperação das lagoas de Piratininga e Itaipu.

“Temos encontrado várias boas frentes de trabalho com cidades parceiras em Portugal. E essa é mais uma parceria, acho que muito promissora, com o Instituto Politécnico de Leiria que tem uma experiência, que é muito válida para a realidade brasileira, em particular de Niterói. Identificamos algumas possibilidades como, por exemplo, a recuperação das lagoas de Piratininga e Itaipu. Nós assumimos aqui um compromisso formal de fazer uma parceria”, disse Grael.

O acordo prevê que a colaboração entre Niterói e Leiria pode acontecer de várias formas, lançando mão de recursos humanos, meios técnicos e infraestruturas tecnológicas para serem empregados em trabalhos de investigação, de ensino e de formação de recursos humanos; facilitação do acesso à informação científica, bibliográfica e de material didático, bem como a utilização de meios técnicos; utilização de instalações, equipamentos, serviços e recursos humanos, para a realização de ações conjuntas; e realização de projetos de investigação fundamental ou aplicada e de trabalhos de prestação de serviços.

O diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Sérgio Miguel Franco Martins Leandro, está em Niterói para participar do evento Tomorrow Blue Economy e assinou a parceria em nome do Instituto.

“Este protocolo é uma demonstração clara do compromisso que assumimos em conjunto, entre Niterói e o Instituto, para desenvolver potenciais ações de economia azul e de biotecnologia, além dos desafios que existem na região. As parcerias só são boas se forem beneficiar ambos os lados e queremos demonstrar claramente que há, aqui, benefícios mútuos que podem ser alcançados. Temos algo para além da língua e da cultura, como a questão do mar e do oceano. Estou muito satisfeito e orgulhoso por esta parceria”, ressaltou Sérgio Miguel Franco.

Também participaram da reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico (Seden), Luiz Paulino Moreira Leite; o subsecretário da Seden, Igor Baldez; o presidente da Neltur, André Bento; a secretária do Escritório de Gestão de Projetos, Katherine Azevedo; e o deputado português Walter Chicharro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Niterói e Portugal firmam parceria focada na economia do mar e em biotecnologia 

1 COMENTÁRIO

  1. Pomba!! Vão procurar parceria com um país minúsculo e inexpressivo como esse? E além de tudo, sem um tostão para gastar! Tem que conversar com os chineses, pois não só têm muito dinheiro, mas a China está na vanguarda mundial no quesito tecnologia em qualquer área.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui