Niterói e São Gonçalo têm vacinação contra Covid-19 suspensa devido ao esgotamento das doses

Nos 2 municípios não há previsão de quando a imunização será retomada; profissionais de saúde já vacinados, porém, receberão a 2ª dose

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vacinas contra Covid-19 se esgotaram rapidamente no Vital Brazil, em Niterói - Foto: Marcelo Tavares

Os municípios de Niterói e São Gonçalo, ambos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e vizinhos um ao outro, tiveram suas respectivas vacinações contra a Covid-19 suspensas na manhã desta terça-feira (09/02), devido ao esgotamento das doses nas duas cidades. Por ora, não há previsão de retomada da campanha.

Em Niterói, o prefeito Axel Grael afirmou, durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais na última segunda-feira (08/02), que tentou comprar os imunizantes para o município, mas que não teve êxito: ”A gente depende das vacinas que chegam do Governo Federal. Hoje, aplicamos as últimas vacinas e estamos aguardando. Não temos a confirmação de quando chegarão as próximas.”

Já o secretário municipal de saúde, Rodrigo Oliveira, disse que Niterói já aplicou ”mais de 20 mil doses”. Vale ressaltar que a imunização para pessoas com idade igual ou superior a 88 anos teve início na segunda-feira e foi encerrada no mesmo dia devido à falta de doses. Longas filas foram formadas, como na Policlínica Sérgio Arouca, no Vital Brazil.

Segundo a Prefeitura de Niterói, 150 idosos foram imunizados em aproximadamente 30 minutos no referido local, o que é taxado como ”atendimento rápido”. Pessoas na fila, porém, contestaram a informação e disseram que muitas foram embora sem receber a vacina.

Advertisement

Já em São Gonçalo, a imunização para idosos e para profissionais de saúde em geral foi suspensa na última sexta-feira (05/02). De acordo com a Prefeitura local, uma nova remessa de doses estava prevista para ser entregue nesta terça, mas acabou sendo cancelada pela Secretaria Estadual de Saúde do RJ.

As doses da vacina esgotaram rapidamente pois, desde o início da imunização em profissionais de saúde, a Prefeitura exigiu que fossem apresentadas somente o RG e a carteira de registro profissional. Como não foi pedido comprovante de residência, profissionais de outras cidades foram até São Gonçalo e, devido à aplicação em grande escala, as doses se esgotaram rapidamente.

Vale destacar que, apesar do esgotamento da vacina para a população idosa, tanto em Niterói quanto em São Gonçalo os profissionais de saúde receberão a segunda dose.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Niterói e São Gonçalo têm vacinação contra Covid-19 suspensa devido ao esgotamento das doses
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui