Niterói homenageará Cauby Peixoto com Centro Cultural

Casarão, localizado na Alameda São Boaventura, no bairro do Fonseca, está sendo revitalizado para abrigar o primeiro espaço exclusivamente cultural da Zona Norte

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Nascido em Niterói, Cauby Peixoto deixou um legado musical inestimável /Creative Commons

O cantor Cauby Peixoto receberá uma homenagem da Prefeitura de Niterói. Um casarão, localizado na Alameda São Boaventura, no bairro do Fonseca, está sendo revitalizado para abrigar o primeiro espaço exclusivamente cultural da Zona Norte da cidade. A edificação será batizada de Centro Cultural Cauby Peixoto. Até o momento, a administração pública local recuperou as paredes do casarão. A previsão é de que o espaço seja inaugurado em 2025.

O intérprete de “Bastidores”, canção composta por Chico Buarque e dificilmente será tão bem interpretada por outro cantor, era de Niterói. Daí, a merecida homenagem, que agrega o Fonseca, que conta com uma história riquíssima, segundo o prefeito, Axel Grael.

“O Fonseca tem uma história rica e é o coração da Zona Norte. Com o Centro Cultural Cauby Peixoto, estamos honrando tanto a memória de um dos maiores artistas da nossa cidade quanto oferecendo um espaço moderno e acessível para a cultura e a convivência. Será um ponto de encontro para moradores do bairro e de toda a Niterói”, disse Grael.

À frente da requalificação está a Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), que já fez a limpeza geral, a restauração das telhas e a reconstrução da estrutura do telhado, que passa por recomposição.

Com investimento de R$ 16,8 milhões, o Centro Cultural Cauby Peixoto contará com biblioteca, sala de leitura, brinquedoteca, espaços para coworking, salas multiuso e um auditório com infraestrutura moderna e acessibilidade. A entrega do equipamento está prevista para julho de 2025.

O niteroiense Cauby Peixoto

Cauby Peixoto nasceu, em  1931, no bairro de Santa Rosa. Filho da cavaquinista Alice de Carvalho e do compositor Eliziário “Cedete” Peixoto, ele foi o caçula de seis irmãos, todos músicos. Após a morte do pai, Cauby e família se mudaram para o Fonseca, onde fez grandes amizades, e conquistou prêmios em concursos de dança no Líder Esporte Clube e carnavais no Barreto.

Cauby Peixoto foi dono de uma das vozes masculinas mais potentes da música nacional, tendo o seu talento reconhecido no Brasil e no exterior. Nos Estados Unidos foi premiado com Grammy Latino pelo álbum Eternamente Cauby Peixoto – 55 anos de carreira. Ele também recebeu o Latin Recording Academy’s President Merit Award, entre outros prêmios internacionais e nacionais.

O cantor faleceu em 2016, aos 85 anos, em São Paulo, vitimado por um quadro de pneumonia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Niterói homenageará Cauby Peixoto com Centro Cultural
lapa dos mercadores 2024 Niterói homenageará Cauby Peixoto com Centro Cultural

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui