Niterói inicia obras de recuperação do calçadão da Praia de Piratininga

As intervenções trarão uma solução definitiva para proteger o local das fortes ressacas que ocasionaram a diminuição da faixa de areia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

 A Prefeitura de Niterói iniciou nesta segunda-feira (24/1), as obras de estabilização e recuperação do calçadão da Praia de Piratininga, na Região Oceânica. As intervenções trarão uma solução definitiva para proteger o local das fortes ressacas que ocasionaram a diminuição da faixa de areia. Com previsão de conclusão em 4 meses, a obra terá investimento de R$ 7,8 milhões. Também será realizado um trabalho de paisagismo no calçadão e construído um posto salva-vidas.

A obra na orla da praia de Piratininga será realizada no trecho entre as ruas Jornalista Umbelino Silva e João Gomes da Silva. Nesta área, será construída uma contenção com cortina atirantada e estacas hélices. O Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável) realizou estudos relacionados à dinâmica costeira, com ênfase na solução estrutural, para conter os fenômenos que causam a erosão da praia e frequentes eventos de desabamento do calçadão da Praia de Piratininga durante as ressacas.

Essa é uma obra muito esperada, que trará solução definitiva para proteger o calçadão da Praia de Piratininga das fortes ressacas que ocasionaram a diminuição da faixa de areia, através da tecnologia inovadora de contenção com cortina atirantada e estacas hélice”, afirmou o prefeito Axel Grael.

A coordenadora do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável), Dionê Castro, explicou que essa obra do calçadão é uma entre outras intervenções que serão realizadas na Praia de Piratininga.

Advertisement

Realizamos um estudo de mais de um ano para darmos uma solução para a Praia de Piratininga, que periodicamente sofre com ressacas. Esse estudo apontou que a melhor decisão técnica e econômica é a implantação da reposição do estoque de areia na Praia de Piratininga. Será feito um muro de contenção até que se recupere toda a faixa de areia. É um trabalho bem estruturado, com uma estrutura moderna,” disse Dionê.

A moradora de Piratininga, Margareth Macagi, acredita que a obra irá valorizar a região.

Moro na região há 36 anos e a nossa expectativa era imensa. A região merece esse cuidado e eu acredito que a intervenção vai melhorar a qualidade de vida de quem mora aqui”, conta Margareth.

Nas áreas do calçadão que serão recuperadas, o projeto prevê também o serviço de paisagismo e requalificação urbanística, com canteiros e pergolado, além de espaços livres com gramados. Haverá, ainda, a construção de mais um posto salva-vidas com dois pavimentos.

Histórico – Em novembro de 2020, a Prefeitura abriu concorrência para as obras no calçadão de Piratininga, mas o processo recebeu vários recursos devido ao aumento do valor do aço em função da pandemia. Isto resultou na anulação da licitação. O edital foi refeito e o resultado publicado no Diário Oficial em janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Niterói inicia obras de recuperação do calçadão da Praia de Piratininga
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui