A última terça-feira (15/10), foi divulgado no Diário Oficial de Niterói o edital de licitação para a escolha da empresa responsável pela construção do Museu do Cinema Brasileiro. A licitação está agendada para o dia 7 de novembro.
Este será o primeiro museu do Brasil dedicado a contar a história do cinema nacional. A obra será instalada em um prédio já existente no Reserva Cultural, localizado na Avenida Visconde do Rio Branco, no Centro da cidade. Com uma área de mil metros quadrados, o espaço contará com uma curadoria que reflete a evolução e os marcos do cinema no país.
Além disso, o museu incluirá um espaço interativo voltado a celebrar a diversidade do cinema brasileiro. O projeto foi apresentado pelo prefeito Axel Grael no início deste mês e promete ser uma importante intervenção para a revitalização do Centro de Niterói.
“O Museu do Cinema Brasileiro será um grande equipamento cultural de Niterói. São dois andares, cada um com mil metros quadrados. O prédio onde será instalado o museu fica no Reserva Cultural e essa será mais uma intervenção importante para revitalizar ainda mais o Centro da cidade. Este será o primeiro museu que vai contar a história do cinema brasileiro. Teremos ainda um acervo e exposições permanentes para homenagear o Paulo Gustavo e o Nelson Pereira dos Santos. Será um espaço com muita interação para receber visitantes de todas as idades”, ressalta o prefeito Axel Grael.
Os visitantes poderão desfrutar de experiências interativas que incorporam tecnologias como realidade virtual e recursos sensoriais, criando um ambiente dinâmico e envolvente. Essas interações foram projetadas para estimular a curiosidade e promover o aprendizado sobre o rico patrimônio audiovisual do Brasil.