Niterói passa a exigir ‘passaporte da vacina’ em locais fechados

Esta é a fase 1 do "Programa Novo Normal Niterói", um novo conjunto de regras que vai orientar a retomada na cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A partir desta sexta-feira (01/10), Niterói passa a cobrar o comprovante de vacinação para entrada em lugares fechados. A comprovação vacinal poderá ser feita por meio do aplicativo Conecte SUS ou comprovante/caderneta/cartão de vacinação impresso em papel timbrado, emitido no momento da vacinação. Esta é a fase 1 do Programa Novo Normal Niterói, um novo conjunto de regras que vai orientar a cidade nos próximos meses de pandemia.

Entre as novas medidas está a reabertura das praias, com a suspensão do uso de máscara exclusivamente na faixa de areia, com distanciamento mínimo de um metro entre os frequentadores.

Nos bares e restaurantes, o distanciamento entre as mesas poderá ser reduzido para um metro e o horário de funcionamento será ampliado até as 2h da madrugada. Também será permitida a abertura de casas noturnas, pubs e boates, com até 50% da capacidade de público, mediante comprovação de esquema vacinal completo.

Haverá ainda a permissão para a realização de eventos em ambientes abertos e funcionamento de casas de festas, com até 70% da capacidade de público, com a comprovação de esquema vacinal completo. Nesta fase, a Prefeitura vai manter as orientações de medidas de proteção à vida, com os protocolos sanitários, uso de máscara e álcool em gel.

Advertisement

Dividido em três fases, o plano passou pelo crivo do comitê científico da cidade e inclui uma lista de ações a ser tomada até janeiro de 2022. As medidas podem ser revistas a qualquer momento, dependendo da evolução da pandemia e das variantes, como a Delta. 

Estamos em um momento especial da trajetória de enfrentamento à Covid-19, uma transição para uma fase de esperança. Nessa nova etapa, com o início do Plano Novo Normal de Niterói, o nosso planejamento está baseado no avanço da imunização da população de Niterói e da Região Metropolitana. Esse plano traz novas orientações e novidades para os niteroienses. Apesar dos avanços muito importantes, a pandemia não está totalmente vencida. É preciso manter o cuidado e atenção para nos protegermos”, destacou o prefeito de Niterói, Axel Grael.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Niterói passa a exigir 'passaporte da vacina' em locais fechados
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui