Niterói recebe maior evento de xadrez do Brasil

Com patrocínio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a competição tem premiação de 35 mil reais e presença de 13 Grandes Mestres

Foto: Claudia Aquino

Nas mais diferentes áreas do conhecimento, são inúmeras as pesquisas que buscam entender os motivos para o esporte ser tão fascinante. Entre as diversas respostas para as perguntas dessa ordem, é comum encontrar a afirmação de que os esportes fascinam porque promovem alegria, despertam felicidade, produzem sorrisos. De certa maneira, essa teoria encontra embasamento diante de um passeio pelas ruas, parques, campos e praias de Niterói, pois se ela é conhecida nacionalmente como “Cidade Sorriso”, muito se deve à forte presença do esporte na região. O mais recente produto dessa apaixonada relação entre a cidade e o esporte é a 2ª edição do Niterói Chess Open, que ocorre de 1 a 7 de setembro, no Salão de Convenções do Hotel H.

O Niterói Chess Open chega à sua 2ª edição reconhecido como o melhor evento de Xadrez do Brasil, distribuindo a maior premiação em todo o país, 35 mil reais, e contando com a participação de 13 Grandes Mestres Internacionais. Para que esse status tenha sido alcançado tão rapidamente, tem sido fundamental a parceria estabelecida com a Prefeitura de Niterói. Nas palavras do Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, o Niterói Chess Open é mais uma prova de que a cidade é perfeita para a prática de diferentes modalidades esportivas:

“Seja ao ar livre ou em lugares fechados, Niterói tem público e vocação para todos os esportes. Estamos apoiando esse Aberto de Xadrez, que contará com 250 participantes de quase 10 países e de todas as regiões do Brasil, com toda a paixão. Assim como fazemos com as competições de canoagem, futebol, voleibol e tantas outras. É um privilégio divulgar o xadrez aqui. Tenho certeza de que o evento será um sucesso absoluto. Estamos trabalhando para isso”.

Além do Torneio Aberto do Brasil – II Niterói Chess Open 2022, a programação inclui o Torneio de Blitz – Nikity Blitz 2022, a Simultânea com o Grande Mestre Renato Quintiliano e o Torneio Niteroiense de Xadrez Escolar 2022. Quanto ao Torneio Escolar, vale mencionar que as inscrições estão abertas até o dia 26 de agosto e são gratuitas para estudantes municipais da rede pública, enquanto os da rede privada precisam apenas levar 1Kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições de caridade locais. No embalo do Niterói Chess Open, outras atividades paralelas estão sendo programadas, já estando confirmado o lançamento do livro “Escalada de um Campeão – Bobby Fischer 1970-1972”, no dia 1 de setembro. Os autores Antônio Sylvio F. da Costa, Antonio Claudio Marcolino e José Costa Fernandes Jr., este último um dos organizadores do Niterói Chess Open, estarão presentes. Os detalhes da programação do evento, assim como outras informações, podem ser encontrados em www.niteroichessopen.com.br.

O Niterói Chess Open é organizado pela Xadrez Aplicado com apoio do Núcleo de Xadrez Niterói (NXN) e patrocínio da Prefeitura de Niterói e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Niterói. O evento vale pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).

Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui