Segurança Presente de Niterói - Foto: Magno Segllia

Neste domingo (03/10), completa-se 1 mês que a Operação Segurança Presente de Niterói, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, está sob a gestão do Governo do Estado. Paralelamente, além da mudança administrativa, o programa teve um aumento em sua área de atuação, passando a patrulhar a Região Oceânica até Pendotiba.

Em relação aos resultados, neste primeiro mês, foram realizadas 37 prisões de suspeitos, além de 5 foragidos da Justiça capturados com mandados de prisão em aberto. Dentre os presos, vale destacar, estão o chefe do tráfico da comunidade Coronel Leôncio, no Complexo do Santo Cristo, que já possuía várias anotações criminais e um dos líderes de roubos de carga na cidade, também com várias passagens pelo mesmo crime.

Durante o período, houve redução nos índices de criminalidade no município, em comparação ao mesmo período do ano passado. Mesmo considerando que em 2020 a cidade estava com um fluxo menor de pessoas devido à pandemia, ainda assim, comparando com 2021, não houve registro de roubo a estabelecimento comercial desde que o Poder Executivo assumiu a operação em Niterói.

Houve queda também nos roubos de veículos, redução de 75% e o de pedestres em 71%. Todos os dados foram obtidos pela ferramenta ISPGEO, apurados dentro do horário e área de atuação da Operação, mas ainda não foram consolidados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).

”O Segurança Presente tem demonstrado sua importância na redução dos índices de criminalidade e o nosso compromisso, sob a orientação do Governador Cláudio Castro, é fortalecer ainda mais o programa. Estamos equipando e valorizando os nossos policiais e agentes da melhor forma para garantir que a população seja alcançada de forma imediata e se sinta cada vez mais segura e protegida. No caso específico de Niterói, completamos este primeiro mês com a expansão para a Região Oceânica e Pendotiba, e vamos seguir avançando”, disse o secretário de Governo, Rodrigo Bacellar.

Mais infraestrutura

Ainda esta semana, o Segurança Presente de Niterói terá reforços. O programa da Secretaria Estadual de Governo receberá mais 20 motocicletas para complementar o seu patrulhamento. A equipe passará a contar, diariamente, com 50 no município.

O efetivo também ganhará reforço este mês. Assistentes sociais se somarão aos policiais e agentes civis. O serviço social tem a função de resgatar a cidadania de quem necessita. Os atendimentos sociais incluem auxílio para retirada de documentos, encaminhamento para abrigos e centros de recuperação, ajuda para sair das ruas e retornar ao convívio familiar, entre outros.

A Operação realiza patrulhamento em Icaraí, Santa Rosa, Centro, Barreto, Fonseca, São Francisco, Charitas, Jurujuba, Região Oceânica e Pendotiba. O policiamento é feito diariamente a pé, de moto, em viaturas e motocicletas das 05h às 02h.

2 COMENTÁRIOS

  1. Porque o horario do Seg.Present. de Niteroi e das 05:00 as 14:00 Hs ,depois a bandidagem pode fazer a festa que não da nada3 Deveria ir até no minimo até as 18:30 ai os band. iriam pensar duas vezes.

  2. Pq um administrador que está quebrado, podendo aceitar o favor que um município está lhe fazendo, economizando milhões, resolve tomar pra si a responsabilidade!? Política. Louros. Matéria tendenciosa que não leva em consideraçlembra ão dados estatísticos. Lembra a era SC

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui