Niterói tem imóveis históricos abandonados

O problema, muito comum no Rio de Janeiro, também acontece na cidade vizinha

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: jornal A Tribuna

O abandono de prédios históricos é um problema que acontece em todo o Rio de Janeiro. Em Niterói não poderia ser diferente. Infelizmente. São muitos os imóveis largados à própria sorte. Alguns, caindo aos pedaços. Como o imóvel da antiga sede Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), dos anos 1920, que está com a fachada está soltando rebocos.

Tombado em 1994 como patrimônio municipal e fechado desde 2015, o prédio do TCE já foi alvo de depredação e grandes furtos, inclusive do elevador.

De acordo com o site A Tribuna, a Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado afirmou que vai tentar retomar as tratativas com a nova administração da Prefeitura de Niterói com o objetivo de finalizar o procedimento de formalização definitiva de sua gestão sobre o imóvel.

O antigo Instituto Médico Legal (IML), de  responsabilidade do Tribunal de Justiça (TJ), fechado desde 2010, é outro prédio que está completamente abandonado.

Advertisement

Existem outros exemplos de prédios públicos nesta situação em Niterói. A matéria do jornal A Tribuna mostra que a antiga sede da Secretaria de Estado de Fazenda, que ocupa quase um quarteirão inteiro, também está completamente abandonado. Lixo, entulho, portões quebrados e local invadido.

Projetos, como o Programa de Ocupação Cultural (POC) e a criação de um museu, foram pensados para o local, no entanto, nada foi posto em prática. Enquanto isso, o patrimônio histórico do Rio de Janeiro se destrói.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Niterói tem imóveis históricos abandonados
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui