‘Prevenção ao suicídio’ é tema da Roda de Conversa na Casa de Saúde Saint Roman

Iluminação da fachada da instituição destaca a importância da campanha Setembro Amarelo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Por ocasião do setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a Casa de Saúde Saint Roman terá sua fachada iluminada de amarelo e irá realizar Rodas de Conversa durante todo o mês com foco nos temas “Depressão” e “Suicídio”. Dando início ao evento, no dia 03/09, o psiquiatra Estevão Scotti, vice-diretor clínico da Casa de Saúde Saint Roman, debaterá o tema “Vamos falar sobre Depressão!”

“Sorrateira ou voraz, leve ou potencialmente letal, desencadeada por fatores externos ou puramente endógena, ela aniquila qualquer possibilidade de qualidade de vida e ceifa muitas delas. Já descrita pelo pai da medicina, Hipócrates, há 2500 anos, ela se apresenta, no alvorecer do século XXI, como o “mal do século”. Multifacetada e onipresente, é velha conhecida daqueles que em sofrimento psíquico procuram ajuda em instituições psiquiátricas como a Casa de Saúde Saint Roman. Porém, muitas vezes se encontra camuflada como um camaleão no seio das famílias, nas escolas, nas empresas, nos esportes, democraticamente acometendo a todos: adultos, idosos e sobretudo jovens“, alerta o psiquiatra.

O médico também destaca que esse tipo de transtorno mental cresce assustadoramente entre crianças e adolescentes, retardando ou interrompendo sonhos e projetos de vidas brilhantes.

“É a principal causa evitável do suicídio! Estamos falando da depressão e é chegada a hora de conhecê-la, identificá-la e prevenir suas consequências mais danosas!”, aponta o especialista.

Advertisement

A proposta da Roda de Conversa é realizar uma atividade psico-educacional direcionada à equipe multidisciplinar da Casa de Saúde Saint Roman, durante o mês de setembro. Mais informações podem ser obtidas pelo site.Confira as datas e temas que serão abordados.

03/09 – sexta-feira – 14h

Tema: Depressão

Psiquiatra Estevão Scotti, vice-diretor clínico da CSSR

10/09 – sexta-feira – 14h

Tema: Setembro Amarelo – vamos valorizar a vida?

Psicóloga Natalia Frossard

17/09 – sexta-feira – 14h

Tema: Depressão nas equipes de saúde (expectativas e frustrações)

Enfermeira Glaucia Fonseca Nascimento

24/09 – sexta-feira – 14h

Tema: Como suportar momentos difíceis? (resiliência)

Psicóloga Maria Teresa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 'Prevenção ao suicídio' é tema da Roda de Conversa na Casa de Saúde Saint Roman
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui