No Rancho Fundo: os desafios de trazer o Nordeste para os estúdios no Rio de Janeiro 

Obra estreia às 18 horas, na próxima segunda-feira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Na próxima segunda-feira (15/04), estreia a nova novela das 18h da TV Globo, No Rancho Fundo, trazendo de volta à faixa uma história que se passa no Nordeste brasileiro, assim como a primeira produção, dos mesmos criadores, e exibida, com sucesso, em 2022. Para o autor, Mário Teixeira, as duas novelas apresentam “um retrato do nosso Brasil, que é tão grande”.

A narrativa se passa em Cariri, no sertão da Paraíba, com foco nos distritos fictícios de Lasca Fogo e Lapão da Beirada, e conta a história da família Leonel, chefiada por Zefa e Tico, interpretados, respectivamente, por Andrea Beltrão e Alexandre Nero. De origem humilde, o clã vê a vida se transformar quando a matriarca encontra uma pedra preciosa, e a família deixa o Rancho Fundo que dá nome à trama para se aventurar na cidade grande.

Em entrevista ao DIÁRIO DO RIO, o diretor artístico Allan Fiterman contou sobre os desafios de trazer o cenário do Nordeste para os estúdios no Rio de Janeiro, onde a obra é gravada.

A gente gravou só 10 dias fora do Rio para trazer as paisagens pra novela, mas isso não basta. Em Mar do Sertão, eu peguei o espaço da cidade cenográfica, e coloquei em volta num chroma key para poder criar a profundidade do sertão. E nessa novela estamos fazendo a mesma coisa”, explicou como fizeram para dar a profundidade da paisagem.

Para a construção da cenografia de ‘No Rancho Fundo’, a equipe liderada pela cenógrafa Anne Bourgeois reuniu referências de viagens a cidades do Norte e  Nordeste. Com isso, desponta na novela um sertão de casas coloridas e singelamente emolduradas pelas platibandas, característica arquitetônica bastante comum no  interior dessas regiões e em cidades históricas do Brasil. 

Construído nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, o distrito de Lasca Fogo foi o ponto  de partida do projeto cenográfico da novela. A casa que abriga os Leonel Limoeiro, motivo de orgulho dessa família, é inspirada em residências coloridas de Pernambuco e está em uma área de cerca de 3,5 mil metros quadrados, por onde também estão  a vegetação típica e circulam os animais da família.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp No Rancho Fundo: os desafios de trazer o Nordeste para os estúdios no Rio de Janeiro 

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui