Nomeação de novos Conselheiros do TCM é suspensa pelo Judiciário a pedido de Pedro Duarte

De acordo com desembargador Paulo Sérgio dos Santos, Câmara de Vereadores fez manobra ilegal ao arquivar nome indicado por Crivella ao TCM

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A alegria dos novos, ou ex-novos, Conselheiros do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro durou pouco. É que o vereador Pedro Duarte (NOVO) impetrou um Mandato de Segurança pedindo a suspensão votação acontecida em 22/04 com a nomeação dos 3 conselheiros, David Pereira, Bruno Carvalho e Thiago K. Ribeiro. A liminar foi concedida pelo desembargador plantonista Paulo Sérgio Prestes dos Santos.

Na Liminar, que pode ser lida aqui, o pedido de Duarte diz, em síntese, que a votação não poderia ter ocorrido por desrespeitar toda uma constelação de regras e princípios constitucionais e legais, bem como normas regimentais. Além disso, pontua que a Presidência da Câmara do Rio teria violado o processo legislativo na submissão dos 3 nomes para votação.

O destaque é a manobra para não votar o nome indicado pelo então prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) remetida a Câmara em 3/12/2020. O ex-prefeito havia indicado José Ricardo de Castro, procurador que anteriormente tinha indicado contra aprovação das contas de quando Eduardo Paes foi prefeito pela 2ª vez.

Como já tinha sido derrotado, e sem poder, o nome de Ricardo de Castro ficou no limbo, e, de acordo com a decisão do desembargador: “No caso em tela, inobstante a Mensagem n. 196, de 03/12/2020, ter sido remetida ao Poder Legislativo, consta dos autos que o Presidente da Câmara Municipal determinou seu arquivamento, em 06/01/2021“. E que “ao receber do Poder Executivo o expediente que indicava o candidato à vaga do Tribunal de Contas, o que revela” flagrante violação ao devido processo legal formal em sua manifestação na seara da produção legislativa“.

Advertisement

Para o desembargador Paulo Sérgio, o nome indicado por Crivella deveria ter sido lavrado no prazo de 2 dias úteis, de acordo com o regimento interno, e submetido à aprovação ou reprovação do Plenário. E mais, que Paes só poderia indicar então Bruno Carvalho no lugar de José Ricardo, como fez em 19/04/21, o que só pode acontecer se rejeitarem o pedido anterior de Crivella.

Autor do pedido, Pedro Duarte (NOVO) disse ao DIÁRIO DO RIO: No fim, fui o único a votar contra os três indicados. Não há radicalismo algum nisso, mas sim a convicção de que todo o processo do TCM/Rio foi viciado, desrespeitando o devido processo legal e pra regimento interno. Parabenizo o Desembargador pela correta decisão. Que os nomes sigam os trâmites devidos, com respeito a todos os membros do Legislativo”.

E os outros novos conselheiros?

Como a cadeira dos Procuradores Especiais, a que está Bruno Maia, é a mais antiga em vacância, isso acabou prejudicando os outros nomes, que pelas regras do TCM foram indicados pelo prefeito, David Pereira e pela Câmara dos Vereadores, Thiago K. Ribeiro. Que devem aguardar o processo de escolha do membro da lista tríplice dos procuradores especiais, de onde constava os nomes de Bruno Maia e Paulo Sérgio.

Ou seja, terá de ter, caso não seja cassada a liminar, uma nova votação para decidir se aceitam ou rejeitam o nome de Paulo Sérgio. Em caso de rejeição, ocorre a indicação de Bruno Maia, sabatina e votação de seu nome. E então, só então, Thiago e David poderão tomar posse, já que não é discutida na liminar o processo legislativo referente a suas indicações.

A situação é mais curiosa para Thiago K. Ribeiro, que renunciou ao mandato de vereador para assumir como conselheiro do Tribunal de Contas do Município. Dependendo do tempo que demorar para o Plenário do Tribunal de Justiça para votar a liminar, e se aceitar, ficará algum tempo sem saber muito bem o que é. Ou a Câmara pode aceitar a liminar e fazer sessões pro-forma para rejeitar o nome indicado por Crivella, e depois aceitar o nome de Bruno Carvalho, resolvendo um detalhe técnico.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Nomeação de novos Conselheiros do TCM é suspensa pelo Judiciário a pedido de Pedro Duarte
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui