Em 25 de fevereiro, o Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (ArqRio) ganhou três novos Bispos Auxiliares, nomeados pelo Papa Francisco. Na primeira quinzena de março: Monsenhor Hiansen Vieira Franco, originário do clero de Guaxupé (MG); Monsenhor José Maria Pereira, do clero de Petrópolis; e Monsenhor Joselito Ramalho Nogueira, do clero de Cachoeiro de Itapemirim (ES), vieram à capital fluminense para conhecer as estruturas centrais que compõem o Governo Arquidiocesano.
No dia 10 de março, os bispos nomeados foram acolhidos no Edifício São João Paulo II, sede da Mitra Arquiepiscopal, na Glória, e participaram da Santa Missa, na Capela do 2° andar, com transmissão ao vivo pela WebTV Redentor e pela Rádio Catedral FM 106,7.
No dia seguinte, os religiosos foram recebidos pelo Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, demais Bispos Auxiliares da ArqRio e Vigários Episcopais dos Vicariatos Episcopais territoriais e não territoriais no âmbito do Conselho Arquiepiscopal. Na ocasião, eles também conheceram as estruturas da Cúria Metropolitana, a Catedral Metropolitana de São Sebastião, o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, a Casa do Padre Cardeal Câmara e o Seminário Arquidiocesano de São José.
No dia 12, os bispos visitaram santuários arquidiocesanos e paróquias da Arquidiocese para tomarem contato com os desafios pastorais enfrentados na capital fluminense. O tour envolveu ainda a acolhida dos religiosos pelos Vigários Foraneos de todos os territórios da Arquidiocese.
Nos dias 13 e 14 de maço, os Bispos Auxiliares visitaram santuários, paróquias e o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, onde participaram da Santa Missa na Capela Nossa Senhora Aparecida. Os religiosos também participaram da programação da WebTV Redentor e Rádio Catedral FM 106,7.
Ordenação Episcopal dos Novos Bispos Auxiliares da ArqRio
No dia 12 de abril, sábado, às 9h, será a realizada a Ordenação Episcopal de Monsenhor José Maria Pereira, na Catedral de São Pedro de Alcântara, em Petrópolis (RJ), Região Serrana fluminense. A solenidade terá como ordenante o Cardeal Orani João Tempesta, e como co-ordenantes Dom Joel Portella Amado, Bispo Diocesano de Petrópolis – que foi transferido para lá há pouco tempo, originário da Capital, e Dom Gilson Andrade Silva, Bispo Diocesano de Nova Iguaçu e Presidente do Regional Leste 1 da CNBB. O Monsenhor José Maria adotará o lema episcopal Veni Ministrare – Vim para servir (cf. Mc 10,45).
O Monsenhor Hiansen Vieira Franco terá a sua Ordenação Episcopal realizada no dia 26 de abril, sábado, 9h, na Catedral de Nossa Senhora da Dores, em Guaxupé (MG), com Cardeal Orani João Tempesta como ordenante; e co-ordenantes Dom José Lanza Neto, Bispo Diocesano de Guaxupé, e Dom Ricardo Hoepers, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília e Secretário Geral da CNBB. O lema de Monsenhor Hiansen será Omnia Christus Nobis – Cristo é tudo para nós (Santo Ambrósio de Milão).
No dia 27 de abril, domingo, às 16h, na Catedral de São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), será vez de Monsenhor Joselito Ramalho Nogueira passar pelo ritual católico, tendo como ordenante Dom Orani João Tempesta; e co-ordenantes Dom Luiz Fernando Lisboa, Bispo Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, e Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória. Monsenhor Joselito abraçará como lema episcopal Ite Et Vos In Vineam – Ide também vós para minha vinha (cf. Mt 20,4).
Por fim, no dia 10 de maio, sábado, às 8h30, os Bispos Auxiliares serão apresentados aos fiéis na Catedral Metropolitana de São Sebastião, com a Santa Missa “O Rio Celebra”, transmitida pela Rede Vida de Televisão, WebTV Redentor e Rádio Catedral, conforme informou a ArqRio.
A nomeação dos novos bispos pegou muitos de surpresa por nenhum deles ser originário da própria arquidiocese carioca.