Notas Políticas do Rio – 14/11/2019

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Wilson Witzel sobe o tom contra o Governo Federal

O desejo do governador Wilson Witzel de mudar de faixa, da estadual para presidencial, e do presidente Jair Bolsonaro manter a sua, fez subir ainda mais o tom do discurso do governador.

Nessa quinta-feira, 14/11, Witzel sugeriu ao governo federal que utilize militares das forças armadas no combate ao tráfico de armas e drogas. Além de dizer que a Polícia Federal está sucateada.

No mesmo discurso disse que o Rio é tão perigoso quanto Nova York, Paris e Madrid.

Witzel se coloca como favorável a armamento dos Guarda Municipais

Em outro momento falando da segurança, o governador Wilson Witzel reproduziu em seu Twitter um artigo no O Globo, do seu antigo secretário da Casa Civil, Guttemberg Fonseca, e atual secretário municipal de Ordem Pública. No artigo Fonseca defende o armamento da Guarda Municipal, e diz:

Advertisement

Uma vez preparada, a GM-Rio armada passaria a atuar nas praças de convívio da cidade, liberando a Polícia Militar para agir em áreas de maior potencial criminal. O objetivo, no fim, sempre será a garantia do direito de ir e vir do cidadão.

Em seu tweet, Witzel concorda:

Ministério Público denuncia promotor que aparece em delação por ter recebido R$ 1,35 milhões em delação de Lélis Teixeira

Flávio Bonazza de Assis Notas Políticas do Rio – 14/11/2019

A delação de Lélis Teixeira não entregou apenas Jorge Felippe (MDB) e Marcelo Crivella (Republicanos). O subprocurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Ricardo Ribeiro Martins, denunciou por organização criminosa e corrupção passiva o promotor Flávio Bonazza de Assis, acusado de receber propina dos empresários de ônibus em troca de vazar informações e arquivar investigações do setor, a mando da Fetranspor. Nesta quinta-feira, Bonazza de Assis se aposentou, mas a denúncia foi apresentada no dia 12 de novembro, terça-feira. A informação é de Guilherme Amado/Época.

Segundo a denúncia do MP-RJ, “no período que perdurou entre junho de 2014 a março de 2016”, Bonazza de Assis  “teria solicitado e posteriormente recebido vantagens indevidas de empresários do ramo de transporte público de pessoas”. Em contrapartida, “se comprometeu a vazar informações relevantes sobre possíveis ações ministeriais que contrariassem os interesses dos empresários, bem como agir para que as investigações em trâmite na 3a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Cidadania da Capital, da qual era, à época, o titular, não se transformassem em ações civis públicas em desfavor destes”.

Crivella quer passar Comlurb para Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação

O bispo Marcelo Crivella quer mesmo aumentar o poder político do secretário Sebastião Bruno. Agora ele quer repassar a Comlurb para o organograma da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação.

Mas para ter essa mudança é necessário a aprovação dos vereadores, que podem não querer dar mais visibilidade ao prefeito. É que, de acordo com o Portal Eu Rio, a  transferência da Comlurb é uma estratégia para a eleição do ano que vem. A ideia do prefeito é se aproximar ainda mais da população. 

Mais atrito entre prefeito e governador

A briga entre Crivella e Witzel vai atingindo níveis quase infantis, de acordo com Cássio Bruno/O Dia, o bispo a realização de uma agenda, nesta quinta, na Marquês de Sapucaí do governador Estava prevista a entrega de ambulâncias para 74 municípios com festa. Witzel desembolsou R$ 12,4 milhões na compra dos veículos. Os convites tiveram que ser reenviados aos convidados na última hora com a mudança de endereço.

A proibição foi dada por meio da Riotur, órgão da prefeitura, sob o argumento de que, no Sambódromo, não podem ocorrer eventos antes das obras de reforma.

3 Deputados Federais do PSL não acompanharão Bolsonaro

Cássio Bruno também informa que dos 12 deputados federais do PSL do Rio, três não irão para o partido de Jair Bolsonaro: Delegado Antônio Furtado, Felício Laterça e Lourival Gomes. Sargento Gurgel e Professor Joziel não responderam.

Hoje no Rio

Assista ao Hoje no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Notas Políticas do Rio – 14/11/2019
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui