Nova Carteira de Identidade é lançada pelo Detran-RJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Detran-RJ

Um avanço importante para a população carioca aconteceu nesta sexta-feira (05/04). O Detran-RJ lançou, em cerimônida ocorrida em sua sede, no Centro do Rio, a nova Carteira de Identidade. O documento foi entregue a 5 representantes da população. O modelo reúne os números dos documentos mais importantes do cidadão, além do tipo sanguíneo e fator RH. Também haverá ícones para deficientes físicos, visuais, auditivos e intelectuais e a possibilidade de inclusão do nome social com validade em todo o território nacional.

O presidente do Detran-RJ, Luiz Carlos das Neves, ressaltou a nova fase do departamento, de humanização e modernidade.

”Fizemos questão de fazer essa solenidade aqui, em meio ao atendimento ao público, justamente para deixar bem claro que esse é o papel do nosso Detran: humanização. Queremos trazer a população para perto. Essa nova carteira de identidade mostra também que o Detran está se modernizando”, disse Luiz Carlos das Neves.

Batizado João Eduardo de Salles Nobre, o cantor Dudu Nobre fez um novo documento com a inclusão de seu nome social.

Advertisement

”A nova identidade representa uma nova era aqui no Detran e mostra o quanto esse governo está querendo humanizar todo o relacionamento, trabalhando com transparência”, afirmou o artista.

”O Estado do Rio de Janeiro tem que ser assim: gente como a gente, gente como Dudu Nobre, que cresce pelo trabalho e pela honestidade. E é isso que o Detran hoje quer mostrar”, explicou.

Identidade4 Nova Carteira de Identidade é lançada pelo Detran-RJ
Foto: Divulgação/Detran-RJ

A 1ª via da nova Carteira de Identidade, a exemplo da atual, será gratuita. Os RGs com os padrões anteriores continuam válidos, mas quem desejar solicitar o novo modelo poderá fazê-lo pagando a taxa para a emissão da 2ª via, que permanecerá a mesma: R$ 38,58.

O novo documento de identidade não terá data de validade, com exceção das carteiras concedidas a menores de 16 anos e filhos de brasileiros nascidos no exterior que não possuam o registro consular porque precisam optar pela cidadania brasileira quando completam 18 anos. O documento é exclusivo dos brasileiros natos, estrangeiros naturalizados ou portugueses beneficiados pelo artigo 12 da Constituição.

Além do CPF e do PIS ou PASEP, que já constam da carteira atual, a nova contará com os números dos seguintes documentos: DNI (Documento Nacional de Identificação), NIS (Número de Integração Social), Cartão Nacional de Saúde, Título de Eleitor, identidade profissional expedida por órgão ou entidade legalmente autorizado, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação e Certificado Militar. Para isso, o cidadão deverá apresentar originais ou cópias autenticadas desses documentos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Nova Carteira de Identidade é lançada pelo Detran-RJ
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. 1o p/ que tantos documentos [numeros]?
    2o ainda se tera’ que andar c/ CNH, na qual falta a naturalidade?
    3o e p/ quem tem PASEP e PIS/NIS e NIT?
    [So’ a press release basica distribuida?]
    At.,

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui