A partir desta semana, o novo projeto de “Coleta Indoor” da Comlurb passa a operar em quase 20 ruas dos bairros da Grande Tijuca. Após ter sido implementado na Zona Sul desde a semana passada, o sistema porta a porta está sendo expandido para outras regiões da cidade, com o projeto de ser executado ainda no Centro e no Grande Méier.
O programa altera a maneira como o lixo é recolhido: em vez de deixar o lixo nas ruas para que seja recolhido pelos garis, os trabalhadores agora entrarão em cada prédio e vila residencial para fazer a coleta diretamente nas áreas internas. O método, segundo a Comlurb, visa reduzir o acúmulo de lixo nas vias públicas e melhorar a gestão dos resíduos, evitando que o lixo permaneça exposto e contribua para problemas de saúde e higiene urbana.
Áreas incluídas na Grande Tijuca
O DIÁRIO DO RIO teve acesso à lista completa de vias e bairros que passarão a adotar o novo sistema. Confira abaixo:
- Conde de Bonfim
- Doutor Satamini
- Haddock Lobo
- São Francisco Xavier
- Barão de Mesquita
- Mariz e Barros
- Maxwell
- Boulevard 28 de Setembro
- Paula Sousa
- Visconde de Santa Isabel
- Barão do Bom Retiro
- Teodoro da Silva
- Manoel de Abreu
- Avenida Maracanã
- Rua Uruguai
- Heitor Beltrão
- Rua do Matoso
- Barão de São Francisco
Expansão para o Méier
A lista também inclui as ruas que serão abrangidas pelo novo sistema no Grande Méier. Na semana passada, a Comlurb realizou uma pesquisa detalhada pelas vias da área para definir quais locais seriam incluídos no novo projeto. Mais de 40 logradouros passarão a contar com a “Coleta Indoor”, abrangendo os bairros do Méier, Cachambi, Piedade, Engenho de Dentro, Todos os Santos e Engenho Novo. Entre as ruas que estarão no novo sistema estão a 24 de Maio, Ana Neri, Hermengarda, Dias da Cruz, Aristide Caire, Coração de Maria, Rua Cachambi e Avenida Dom Helder Câmara, entre outras.
Um absurdo isso! Agora os lixeiros, que já trabalham horrores, têm que ficar subindo em prédios de porta a porta pra recolher o lixo das madames? tá de sacanagem. todo dia tem gente subindo e descendo. o próprio prédio poderia ter alguém responsável por isso. tá de sacanagem. Só pra beneficiar a região mais rica do Rio, desnecessariamente.
Absurdo mesmo!!
Acabou pros cracudos.
Como vai ser com os condomínios que só tem porteiro até 18 hs e o caminhão passa a hora que quer sempre depois desse horario