Nova escola bilíngüe chega à Barra da Tijuca, na Barrinha

Revitalizando prédio onde funcionou um hotel decadente, será a primeira escola da região a preocupar-se com o impacto do trânsito, dedicando 30% de seu grande terreno para o embarque e desembarque de alunos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
No lugar do decadente hotel San Remo, o Grupo Raiz Educação inaugurará sua nova escola SAP, que terá grande área destinada ao embarque e desembarque dos estudantes, para evitar causar impactos ao trânsito. Uma solução inovadora.

Um novo conceito de ensino e educação está chegando ao Rio de Janeiro em 2021: o grupo Raiz Educação deve inaugurar, na Barrinha, a Escola SAPEscola Sociointeracionista de Aprendizagem por Projetos, que nasce com o propósito de trazer inovação na educação de crianças e jovens. A proposta é “favorecer a construção do conhecimento e da autonomia intelectual e moral através da interação e da troca, respeitando a singularidade do aluno em seu processo de desenvolvimento“, segundo nota da instituição .

Ao mesmo tempo em que traz renovação no ensino e uma opção a mais de educação para os jovens da Barra, a nova Escola também traz revitalização a esta região do bairro, com a construção de instalações modernas no local onde funcionou, por anos, o decadente hotel San Remo, na Estrada do Joá. Dos anos 60 aos anos 90, a região chegou a ser chamada de “rua dos motéis”. A Escola Suíço-Brasileira, que funciona há cerca de 10 anos na região, também ocupa as instalações de um antigo hotel.

Se o método de ensino que está chegando à Barra da Tijuca é inovador, a experiência da Raiz Educação dá uma chancela importante: são donos dos renomados colégios QI e Ao Cubo, entre outros. A nova Escola SAP conta com projeto de imersão profunda na língua inglesa e atenderá inicialmente ao Ensino Infantil e ao Fundamental. A instituição foi totalmente construída para potencializar e estimular os múltiplos aprendizados das diferentes linguagens expressivas. Contará com espaços planejados, como salas de expressão corporal, artes e música; laboratórios de ciências, cozinha experimental, biblioteca interativa e muito mais.

Foi com o foco na formação de seres humanos mais críticos, criativos e solidários que Luciana Soares, pedagoga com formação em Psicopedagogia e em Terapia Familiar Sistêmica e responsável pelo projeto pedagógico e pela direção, criou a Escola SAP.

Advertisement

“Em nossa escola, queremos que alunos e professores sejam autores de seu pensamento. Para isso, a equipe docente trabalha produzindo e criando as propostas que serão oferecidas aos alunos, buscando a integração com os diferentes campos do conhecimento através de projetos interdisciplinares. Um educador só desenvolve a autonomia intelectual de seus alunos se, antes, refletir sobre a sua prática, criando propostas e projetos autorais”, destacou Luciana.

Pensando no bem-estar do bairro e no bom fluxo de trânsito em seu entorno, a Escola SAP revitalizou o velho hotel semiabandonado e fez questão de implementar uma alternativa que beneficiará tanto os estudantes quanto os moradores da região da Barrinha. O projeto conta com uma área ampla e exclusiva de aproximadamente 900m², equivalente a 30% de seu terreno, para a circulação de veículos, o que permitirá o embarque e desembarque dos alunos dentro das dependências da escola. A preocupação com o trânsito foi tamanha que a escola terá entrada pela Estrada do Joá e saída pela Rua Correia de Araújo.

“Essa solução inédita entre as instituições de ensino da região reforça o compromisso da Escola SAP e do grupo Raiz Educação em trazer inovação, oferecendo um espaço extremamente profissional, de cooperação e de respeito ao próximo. A SAP é uma escola inovadora, sociointeracionista e que terá como linha mestra a aprendizagem por projetos. Dentro da missão educacional, o local se propõe a ser um espaço de formação de crianças e jovens onde teoria, prática e vivência caminham em sincronia, e queremos acrescentar tudo isso à Barrinha”, concluiu André Gusman, Diretor-Geral da Raiz Educação.

Enquanto isso, o morador da Barrinha sabe o caos que as outras escolas causam no trânsito nos horários de chegada e saída dos estudantes: “Fiquei muito feliz em saber que essa nova escola não vai ser mais uma a causar o caos aqui no bairro. A fila de carros no entra e sai de alunos do CEI deixa todo mundo desesperado aqui“, disse ao DIÁRIO a moradora Luísa Medina.

transferir Nova escola bilíngüe chega à Barra da Tijuca, na Barrinha
A Escola SAP terá imersão total na língua inglesa para todos os seus estudantes e contará com espaços planejados, como salas de expressão corporal, artes e música; laboratórios de ciências, cozinha experimental, biblioteca interativa e muito mais.

Atualmente, a Escola SAP conta com mais de 200 famílias que têm crianças matriculadas na instituição, todos moradores da Barrinha e adjacências, e tem o apoio da Associação de Pais da instituição. Também mantém 100 funcionários no seu quadro de recém-contratados e está otimista para que, muito em breve, possa finalizar a obra e receber seus alunos, sem causar problemas ao bairro.

maxresdefault 4 Nova escola bilíngüe chega à Barra da Tijuca, na Barrinha
A Região da Barrinha ganhará uma escola inovadora, um investimento do grupo Raiz Educação Foto: Youtube

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Nova escola bilíngüe chega à Barra da Tijuca, na Barrinha
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui