Nova estátua de Noel Rosa em Vila Isabel é feita com fibra de vidro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Nova estátua de Noel Rosa em Vila Isabel - Foto: Pedro Teixeira

O bairro de Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro, ganhou uma nova estátua de Noel Rosa. Colocada na calçada da Rua Torres Homem, esquina com a Rua Silva Pinto, a escultura do icônico sambista, em tamanho real, é uma réplica idêntica a que existia na entrada do bairro, na Boulevard 28 de Setembro, diferenciando-se apenas no tipo de material; antes era em bronze, agora é de fibra de vidro.

Porém, a peça é tão parecida que muitas pessoas param para tirar fotos e já houve até quem ligasse para a polícia para denunciar um possível furto do monumento.

Nova estátua de Noel Rosa em Vila Isabel é feita com fibra de vidro
Selfie com a estátua de Noel – Foto: Pedro Teixeira

”Há 15 dias, um carro da Polícia Civil parou aqui, e os policiais perguntaram se a gente tinha furtado a estátua. Eles até riram quando souberam que era uma réplica”, conta Jorge Artur Mendes, de 46 anos, empresário e dono da estátua.

Além de empresário, Jorge integra a ala de compositores da Unidos de Vila Isabel, cuja a quadra fica bem próxima à loja. Conhecido no meio artístico como Artur das Ferragens, ele já assinou 10 sambas-enredo da escola. Foi por meio de contatos do mundo do carnaval, inclusive, que ele chegou até o escultor Rogério Bonan, autor da réplica. As criações de Bonan já decoraram alegorias, entre outras agremiações, de Mangueira e Salgueiro.

Advertisement
Nova estátua de Noel Rosa em Vila Isabel é feita com fibra de vidro
Jorge Artur Mendes com a estátua de Noel Rosa – Foto: Pedro Teixeira

Embora a réplica da estátua de Noel Rosa atraia a atenção de quem passa por ali, a original já não pode mais ser visitada. A escultura, que trazia o compositor sentado à mesa, com um copo na mão, e um garçom, sofreu destruição nos últimos anos. Peças eram repostas, e o monumento chegou a ser restaurado. Porém, continuava sendo alvo de vandalismos. Em abril de 2019, o pouco que restou foi recolhido pela Prefeitura.

A Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Secretaria de Conservação, disse que não haverá reparo, mas sim reposição de peças: ”A equipe está fazendo um levantamento orçamentário detalhado de cada peça e, assim, será feita uma licitação para restabelecer o monumento conforme o original”.

Nova estátua de Noel Rosa em Vila Isabel é feita com fibra de vidro
Foto: Pedro Teixeira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Nova estátua de Noel Rosa em Vila Isabel é feita com fibra de vidro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui