Nova Favela no Centro causa transtornos ao Liceu de Artes e Ofícios

A Escola de Artes e Ofícios, fundada em 1858, tem sido alvo de invasões e furtos, realizados a partir da construção irregular, que cresce de forma desenfreada, sem qualquer ação das autoridades

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Construções irregulares de moradia aparecem atrás de prédio Liceu de Artes e Ofícios

Uma construção irregular em mais um terreno invadido no Centro do Rio está causando transtornos, em especial aos responsáveis, frequentadores e alunos do centenário Liceu de Artes e Ofícios. A irregularidade, localizada atrás da escola de artes, agora já chega a ficar abaixo da marquise da instituição. Uma imensa área tem diversas construções sendo erguidas, sem placa de obra e aparentemente sem licenciamento; trata-se basicamente de uma nova Favela que cresce em um terreno invadido que já atingiu seu potencial horizontal e agora se verticaliza. O Liceu fica na rua Frederico Silva, nas imediações da rua de Santana, no Centro.

Além disso, depois que a pequena favela começou a ser cada vez mais verticalizada, o Liceu passou a ser tambem alvo de arrombamentos e esbulhos freqüentes, e a entrada dos criminosos tem se dado através das janelas do primeiro andar, bem próximo à obra da invasão, ocasionando prejuízos para a instituição; os invasores se utilizam de uma das construções irregulares para acessar o Liceu.

Essa invasão se deu em um terreno que, na realidade, seria uma rua por volta da década de 70, mas nunca foi construída. Aos pouquinhos, entraram algumas pessoas e foi crescendo uma comunidade que você não vê… só dá para ver quando entra pela Rua General Caldwell e olha mesmo lá para dentro“, explicou o Professor Paulo Frias, presidente da Sociedade Propagadora das Belas-Artes, mantedora do Liceu de Artes e Ofícios. Estivemos no local, e trata-se de mais uma nova e ate hoje “desconhecida” favela.

Ele ainda continuou, relatando o crescimento das construções: “essa comunidade cresceu ao lado do Liceu, foi crescendo e acabou não se tendo mais controle. Nesse crescimento, ela entrou por baixo do prédio do Liceu. Já tem gente trabalhando e ela agora cresce verticalmente”.

Advertisement

O professor ainda citou que, há cerca de 1 mês houve uma invasão ao Liceu: “entraram no prédio pelo primeiro andar, quebrando o vidro, e furtaram muita coisa. As aulas de marcenaria não estão acontecendo porque furtaram todo o material “, contou.

A secretaria municipal de Habitação afirmou que não pode atuar no local por ser um terreno particular e não se tratar de área de especial interesse social ou área de risco. Já a secretaria de Assistência Social informou que só pode acessar a área sob demanda judicial. O mesmo vale para a Secretaria de Ordem Pública, que só pode demolir a construção irregular se houver decisão judicial.

O empurra-empurra e típico. E o Rio vai caminhando para tornar-se uma grande favela. Se não tem o carimbo “milícia”, a prefeitura não quer nem saber”, disse o administrador Wilton Alves, que cuida de algumas dezenas de imóveis no Centro. Revolta compreensível. “Amanhã, quando uma milícia ou tráfico se instalar na nova favela, talvez seja tarde”.

O Liceu de Artes e Ofícios foi criado por Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, tendo iniciado suas atividades em 09 de Janeiro de 1858 com a finalidade de proporcionar a todos os indivíduos, independentes de nacionalidade, raça ou religião, o estudo das artes e sua aplicação necessária aos ofícios e indústrias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Nova Favela no Centro causa transtornos ao Liceu de Artes e Ofícios
Advertisement

45 COMENTÁRIOS

  1. O Rio de Janeiro está caminhando para ser o pior lugar do mundo com essa favelada toda. Mas é isso que as autoridades daqui querem mesmo. Acabar com a cidade, que há anos passou de “maravilhosa” para calamitosa. É triste ver a cidadade do Rio assim, se deteriorando a cada ano que passa! Lamentável!

  2. Enquanto não aparecer um governador/prefeito que não tenha medo das ONGs, nacionais ou estrangeiras, de “direitos dos manos”, dos partidos de esquerda (que só querem o atraso), de outras organizações menos conhecidas e erradiquem esse cancro que se instalou na nossa cidade, que foi criminosamente institucionalizado por políticos e glamourizado pelos não menos criminosos meios de comunicação, isso aqui não vai para lugar algum!!

  3. O problema é esse deixam irradiar o problema pra depois questionar, deixam pessoas humildes gastar o pouco que tem construindo casas em locais irregulares; e depois vem falar que estão erradas por tal fato, o problema está maior que pensamos.

    • Ahhhhhh Sid. Pelo amoe de Deus!!! O cara SABE que não pode construir ali. SABE que é errado e que em algum momento pode (e vai) perder tudo aquilo que investiu na construção do seu barraco irregular, ou seja, CONSTRUIU POR QUE QUIZ!!! Se tivesse pego esse dinheiro e alugado um imóvel normal (ou vc acha que é barato construir, ainda que seja um barraco!?), não perderia seu investimento.

  4. A verdade é que qualquer pessoa que levantar um puxadinho no RJ, seja numa rua pública ou numa área de proteção florestal, não sofrerá nenhum tipo de coibição. As autoridades fazem vista grossa e nisso temos muitas “comunidades” crescendo no entorno de prédios e casas, desvalorizando cada vez mais o imóveis e gerando novas regiões de violência urbana.

  5. Acho que há uma inversão muito grande de valores. Vejo pessoas que pagaram por anos as prestações de seus apartamentos simples, fazendo contenção de despesas, e hoje precisam conviver com toda a espécie de puxadinhos e favelização por todos os lados. São muitos os casos pela zona norte da cidade, por exemplo. Gente, que apesar da baixa renda e das dificuldades, jamais cogitaram em viver em favelas. É preciso que alguém fale sobre essas questões de frente. Tem gente vivendo de forma muito mais difícil fora das favelas.

    • Verdade Ana, a mudança já começou, temos que dar continuidade. A muito tempo a política vem sendo invadida por marginais mercenários, estes usam dos votos e falta de conhecimento dos menos favorecidos para se elegerem e após eleitos, são 4 anos para sugarem o que podem dos cofres públicos. Seus cabos eleitorais ocupam os cargos que seriam técnicos, legislam em causas próprias, desviam, investem na reeleição com favores lotados entre eles, que são direitos da população, mas, usados como troca de votos. Enfim, depende de nós! O governo federal acabou com a máfia dos leilões que existiam até 2018, lembram? Ficou a dos reboques do RJ, são tão unidos, que estão tentando acabar com a carreira do único vereador que tem a coragem de bater de frente com o sistema que rende muito dinheiro. Tem muito a ser feito, só depende de nós! As eleições vem aí. Temos que continuar a faxina, pois os eleitos, indicam para judiciário e órgãos de fiscalização e as consequências já conhecemos. Fica a dica.

  6. Cheguei ao Liceu de Artes na década de 80,o poder público sempre soube da favelização. Soube que havia fechado pouco antes da pandemia. Ele possui enorme riqueza histórica em seus acervos e oficinas. Ali está o Teatro do Liceu,com palco ,com boca de cena e urdimentos enormes? Mais camarins ,cabine de luz e som…E aproximadamente 500 lugares na plateia. Nunca recebeu recursos para manter. As oficinas todas equipadas,sala de dança e teatro…. Triste vizinhança… Muito abandono…Lamentável

  7. Na Rua General Caldwell tem vários casarões antigos, que foram invadidos e alguns se tornaram, boca de fumo, e ninguém faz nada. É um absurdo que ninguém faz nada e fica esse empurra empurra para saber quem pode tomar uma decisão.

  8. Desde algumas décadas, confirma-se que tanto o Estado do Rio de Janeiro, quanto sua capital e outras cidades do seu entorno, servem apenas para cumprir propósitos meramente, eleitoreiros e de caráter populista. A ordem não é vigente e quando necessária, sua implementação é recheada de entraves que propositadamente são justificados como extremamente burocráticos. Enfim, “O Rio de Janeiro continua lindo!”

  9. Quanta gente cruel, mal informada e preconceituosa. Desigualdade social e falta de moradia é um problema político, falha na administração pública. O direito a moradia é constitucional. Quando o estado falha, todo mundo perde. Mas a grande maioria so se incomoda quando chega aos seus olhos. Cobrem a quem de fato devem cobram e votem certo.

  10. O Rio definitivamente está acabado. Esse é apenas um dos motivos pelos quais saí da ex-cidade maravilhosa. Não esperem solução do prefeito, que é um populista com vários indícios de corrupção nas costas. Se os verdadeiros cariocas não se mobilizarem, nada mudará.

    • O problema é que não se paresentam candidatos que prestem, que se preocupem com a cidade, que se interessem minimamente em mudar esse estado de coisas, erradicando as favelas da cidade!!

  11. O carioca adora favela, essa é a verdade.

    Inclusive elas agora são produtos de exportação, exaltadas em grandes festivais de música e o funk atingiu o número 1 do Spotify.

    O Rio é favela e a favela é o Rio. Aqui somos TODOS favelados.

  12. Então… Se muitos que reclamam do prefeito lessem a matéria na íntegra e não apenas o que lhes convém, teriam suas respostas.

    “A secretaria municipal de Habitação afirmou que não pode atuar no local por ser um terreno particular e não se tratar de área de especial interesse social ou área de risco. Já a secretaria de Assistência Social informou que só pode acessar a área sob demanda judicial. O mesmo vale para a Secretaria de Ordem Pública, que só pode demolir a construção irregular se houver decisão judicial.”

    Se acham que é fácil assim, que é só chegar lá e “derrubar a porra toda” sem consequências judiciais, sem pressão, de políticos de oposição como Freixo e seus “socialistas” midiáticos… Vão lá!!! Boa sorte!!!

    Todo mundo quer motivo para meter o malho. Estudar e entender os porquês, ninguém quer, né!?

    Enquanto continuarmos acreditando que mendigos, favelados, negros, mulheres, gays e tantos outros ditos “excluidos” ou “menos favorecidos” são coitadinhos, continuaremos tendo uma política e uma justiça que pode ser tudo, menos igualitária, pois criam uma “capa de proteção”, uma verdadeira “redoma social” com iniciativas exclusivistas, mas que descobrem e desprotegem TODO o restante da sociedade.

    Temos que encarar a realidade de que essas pessoas, independente de opções ou condições sociais, são indivíduos membros de um só grupo chamado SOCIEDADE CIVIL e que como todos os seus membros, tem direitos e deveres IGUAIS registrados na Constituição em seu art. VII, sem distinção de raça, gênero, ideologia ou religião.

    Dura Lex Sed Lex!

  13. Para variar a esquerdalha hipócrita. Ué?! Não são os defensores da pseudo justiça? Qual o problema de ter uma comunidade ali? É só por postes de luz mais fortes e trata-los com empatia. Tudo vai dar certo, vocês são inclusivos. Kkkkkjkkk.

  14. Expansão irregular de construção em ritmo acelerado na rua Maestro Ernesto Nazareth em VILA Isabel. Logo vai se tornar tragédia anunciada pq vai interligar o.morro dos macacos.
    Moradores dos prédios já visualizam gente do movimento armado e com rádio vigiando o morro da Mangueira.
    Insustentável isso, a.mata está sendo destruída.

  15. Como pode!
    O centro da cidade é história pura. Vamos apagar tudo isso, por causa de invasões e construções irregulares.
    Porque infelizmente não temos uma legislação que coíbam esse avanço de destruição. Concordo com Nilo.
    O Rio de Janeiro está acabando e virando uma grande favela.
    Não vai mais ser chamada de cidade maravilhosa.

  16. Já andei por várias cidades do Brasil, e nada se comparam com a beleza natural do Rio de Janeiro, mais infelizmente a cidade do Rio de Janeiro se tornou uma mega favela, não tem uma via expressa no Rio, que não seja toda extensão só enxergamos favela, seja zona oeste ,zona norte e zona sul só vemos favelas . Ser humilde é uma coisa ,relaxados e bardeneiros é outra.

  17. Eu saí do rio por causa disso, morava aí lado de um morro que tinha uma floresta, fazia parte da floresta da Tijuca e hoje não tem mais nada a não ser favela e cresce cada vez mais e são pessoas mal educadas e arruaceiras, sujam tudo, jogam lixo por onde andam e xingam se você reclama das besteiras que fazem, chegaram a construir um quiosque na calçada e temos que andar pela rua. O rio acabou, ou descem o sarrafo neste povo e ordenam a cidade com tolerância zero ou pode esquecer de viver nela. Praticamente todos que conheço já se mudaram dela.

  18. Estudei no Liceu de 1981 até 1985 já existiam essas casas que ficam atrás do último bloco. Provavelmente ter iniciado na década de 70. Em frente ao mesmo Liceu na rua Frederico Silva existe outra em frente a antiga casa da moeda quase esquina de uma das principais avenidas da cidade a Presidente Vargas e começou quase na mesma época. Cresceram muito nas décadas de 60 e 70 (milagre econômico) até o descontrole total de hoje.

  19. E o Colégio Estadual Júlia Kubitschek que é vizinho do liceu sofre há anos com constantes arrombamentos e furtos dentro do colégio.

  20. Já o comércio colocam fiscais para multar sem pena, sem explicações e sem orientação. E nada fazem para ensinar as bias práticas. Dizem é só ler as leis…500 paginas.

    Mole,mole..

  21. Cadê o Prefeito que não faz nada em relação a isso? Essa é a Revitalização do Centro?Mais favelas? Deixar proliferar favelas e cada um fazer o que quiser pela cidade não vai resolver o problema de moradia e nem a vida dessas pessoas. O Rio tem tudo pra ser uma cidade maravilhosa mas tá muito longe disso.

  22. Estou lendo tantos comentários negativos dessa cidade que fico triste de saber que todos tem razão.
    Eu espero que esse prefeito faça alguma coisa por essa cidade cercada de favelas que já estão ai a muitos anos, mas essas que estão surgindo tem que derrubar e da vida digna para essas pessoas, mas uma ou duas favelas novas, não!
    Chega prefeito faça alguma coisa, tome vergonha na cara, porque você governa umas das cidades conhecida mundialmente. O seu dever é governar com justiça, lealdade ao povo e responsabilidade.

  23. É vergonhosa a atitude de descaso das pessoas que ocupam certos cargos na nossa tão sofridas e combalida cidade do Rio de Janeiro…Agora, para fazer o Carnaval, ah! tem dinheiro e disposição sobrando…mas, para combater irregularidades e abusos, não!!!!!!
    Até quando vamos aguentar esses desmandos de incompetentes e corruptos?

  24. Há outra favela crescendo verticalmente em frente a ao cieps Tancredo Neves na Rua do Catete.
    Se houver hoje uma projeção do crescimento das favelas no Rio de Janeiro até o ano de 2050,
    O Rio de Janeiro terá uma população maior nas favelas do que nos bairros históricos. É resultado
    de décadas de medo e populismo dos governos.

  25. Acho que independentemente de ser um terreno particular, a invasão já está fora do controle das autoridades. A irresponsabilidade do poder público, é sempre assim, retardado, é ineficaz, só fazem alguma coisa quando há algum desmoronamento, que é com certeza, o que irá acontecer nesse caso. Acorda autoridades.

  26. E como SEMPRE, a prefeitura incompetente e desqualificada do Rio, dirigida por um cara com a alcunha de “Ele rouba mas faz”, desta vez não está fazendo nada. Enfim… morar no Rio de janeiro virou algo perigoso e nocivo para nossas vidas. A pilantragem pegou força, as prevaricações aumentaram e o povo colhe os frutos de sua pecaminosa escolhe. Parabéns cariocas!

  27. construção irregular, que cresce de forma desenfreada, sem qualquer ação das autoridades. A descrição do nosso município e região metropolitana. Onde não é assim????

  28. E assim caminha a cidade “Maravilhosa”. E querem que turistas venham conhecer essa desordem toda pra quê?
    Os mandatários estão emparedados pelos vereadores e deputados estaduais que só querem fazer política com os tais “coletivos de favelas” e receber seus salários e benefícios no final do mês. Que se dane o cidadão que paga por essa bagunça.

    • Então… Se vc lesse a matéria na íntegra e não apenas o que lhe convém, teria duas respostas.

      “A secretaria municipal de Habitação afirmou que não pode atuar no local por ser um terreno particular e não se tratar de área de especial interesse social ou área de risco. Já a secretaria de Assistência Social informou que só pode acessar a área sob demanda judicial. O mesmo vale para a Secretaria de Ordem Pública, que só pode demolir a construção irregular se houver decisão judicial.”

      Se acha que é fácil assim, que é só chegar lá e “derrubar a porra toda” sem consequências judiciais, sem pressão de mimizentos socialistas midiáticos… Vai lá!!! Boa sorte!!!

      Todo mundo quer motivo para meter o malho. Estudar e entender os porquês, ninguém quer, né!?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui