Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (23/07), o município de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, alcançou a mínima mais baixa registrada no país, marcando 0,2ºC. O recorde foi confirmado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que monitora as condições climáticas na estação Salinas do município. Outro ponto de extremo frio do estado, o Pico das Agulhas Negras, no Parque Nacional do Itatiaia, utiliza um medidor próprio, descartando a inclusão na lista do Inmet.
Localizada a uma altitude que oscila em torno dos 900 metros, Nova Friburgo frequentemente registra noites geladas, especialmente quando o céu se mantém claro e sem nuvens. Segundo meteorologistas, as nuvens funcionam como um “cobertor”, impedindo que o calor acumulado ao longo do dia se dissipe. Quando o céu está limpo, ocorre uma queda livre das temperaturas, especialmente durante as madrugadas. Nos pontos mais afastados do centro da Cidade, uma fina camada de gelo se formou no solo.
Além de Nova Friburgo, outras cidades do estado também registraram manhãs geladas. Entre elas estão Paty do Alferes, com 4,3ºC; Teresópolis com 7,0ºC; Carmo e Pico do Couto (Miguel Pereira), ambos com 10,0ºC; Valença com 10,7 graus e Rio Claro marcou 11ºC.
Para os próximos dias, a previsão meteorológica aponta tempo firme e uma gradual diminuição do frio, especialmente nas manhãs. No entanto, a expectativa é de que as temperaturas mais baixas ainda persistam, embora não atinjam os extremos registrados nesta terça-feira.