Nova Friburgo tem o primeiro caso confirmado de Varíola dos Macacos

A Prefeitura do município informou que o homem está bem e segue isolado; a secretaria municipal de Saúde reforçou os cuidados a serem tomados para evitar contaminação, confira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
CC0 Domínio público - Foto: PX HERE

Nesta segunda-feira, (15/08), a Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, informou que foi confirmado o primeiro caso de Varíola dos Macacos na cidade. A confirmação veio através de um laboratório de referência do Estado.

Segundo a nota publicada nas redes sociais, o paciente é um homem entre 50 e 59 anos, morador do município. A Secretaria Municipal de Saúde afirma que o homem está bem e em isolamento.

Na mesma nota em que informou o primeiro caso de Monkeypox, a secretaria municipal de Saúde reforçou os cuidados a serem tomados para evitar contaminação:

Advertisement
  • Uso de máscara perto de pessoas com suspeita ou contaminadas;
  • Evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que estejam com lesão na pele
  • Higienizar as mãos com frequência;
  • Não compartilhar roupas de cama, banho, talheres e objetos pessoais.

A varíola dos macacos é uma “doença febril” aguda, que ocorre de forma parecida à da varíola humana. O paciente pode ter febre, dor de cabeça, nos músculos e nas costas. As lesões na pele se desenvolvem inicialmente no rosto para, depois, se espalhar para outras partes do corpo, inclusive genitais.

Uma medida para evitar a exposição ao vírus é a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel.

Apesar do nome, a principal suspeita é de que os hospedeiros do vírus sejam majoritariamente roedores silvestres africanos – ratos e esquilos das florestas ainda pouco conhecidos. O macaco até pode ser infectado, mas, ao que tudo indica, não é ele o principal hospedeiro natural. É importante ressaltar que os macacos – e quaisquer outros animais – não têm culpa pela doença e não devem ser alvo de nenhum tipo de ataques.


Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Nova Friburgo tem o primeiro caso confirmado de Varíola dos Macacos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui