Nova iluminação da Linha Vermelha tem mais de 2 mil lâmpadas de LED

Ao longo dos 25 km de extensão, 2.300 luminárias foram substituídas por LED no programa Luz Maravilha

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ao longo dos 25 km de extensão, 2.300 luminárias foram substituídas por LED - Fabio Motta/Prefeitura do Rio

A prefeitura do Rio acaba de concluir os trabalhos de modernização numa da Linha Vermelha. Ao longo dos 25 km de extensão que possui a via, 2.300 luminárias foram substituídas por LED no programa Luz Maravilha. As obras incluíram a modernização de postes e transformadores, a troca de comandos e o balanceamento dos circuitos, além de toda a blindagem da rede com tecnologia antifurto.

A via, principal ligação de quem vem do aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, e também de municípios da Baixada Fluminense para o Centro do Rio, sofre constantemente com a falta de luz ocasionada por ações de furto e vandalismo. Por esse motivo, a blindagem de rede recebeu atenção especial do programa. Os cabos foram concretados, deixando apenas as extremidades expostas para a atuação das equipes responsáveis pela manutenção dos serviços de iluminação.

Até o momento, o programa Luz Maravilha superou a marca de 150 mil luminárias instaladas em toda a cidade, ultrapassando um terço de sua meta inicial, e atingiu todas as regiões do Rio de Janeiro simultaneamente. A primeira localidade finalizada foi o Complexo do Alemão, na região da Leopoldina, Zona Norte.

Além da Linha Vermelha, já foram modernizadas pelo programa vias de grande importância para o funcionamento do tráfego na cidade: entre elas, a Avenida Dom Hélder Câmara, que corta mais de dez bairros da Zona Norte, a Estrada Lagoa Barra, em São Conrado, as avenidas Presidente Vargas, no Centro, Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, a Santa Cruz, em Realengo, e a Estrada do Pau Ferro, em Jacarepaguá. Os túneis Zuzu Angel e Rafael Mascarenhas também tiveram a iluminação de LED entregue, assim como a orla da Praia Vermelha e o entorno da igreja de Nossa Senhora da Apresentação, em Irajá, a mais antiga da cidade.

Advertisement

O programa Luz Maravilha, Parceria Público-Privada (PPP) da prefeitura do Rio, promete modernizar até o fim de 2022, todos os 450 mil pontos de luz do Rio por LED, um modelo mais econômico, seguro e sustentável de iluminação pública.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Nova iluminação da Linha Vermelha tem mais de 2 mil lâmpadas de LED
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. Boa notícia.
    Agora só falta ter cuidado com a qualidade e a manutenção das luminárias LED. Há muitas acesas durante o dia.
    A continuar isso, o investimento e a expectativa de redução na conta de luz irão para o ralo.

  2. Bom dia.
    Aqui na Tijuca nada de troca de lâmpadas. As lâmpadas dos postes da Av. Heitor Beltrão ficam acesas 24h e nós, contribuintes, fazemos o que sempre fazemos, pagamos pela luz pública de péssima qualidade e que piora a iluminação das ruas com a falta de poda correta das árvores desde o governo do prefeito bispo. O prefeito que o substituiu, em quem eu votei, fala muito, já sabíamos disso e não faz de acordo com o que fala, ou seja a cidade, aqui no caso a Tijuca continua ao Deus dará

  3. Precisava arrumar além da iluminação da linha vermelha , principalmente no segundo trecho em direçãoa baixada e região serrana, muito ruim

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui