Uma operação integrada por órgãos do Governo do Estado do RJ, deflagrada nesta sexta-feira (10/06), apreendeu quatro facas e outros objetos cortantes com suspeitos que viviam entre moradores de rua em Botafogo, na Zona Sul do Rio. O foco da ação foi o combate ao consumo de crack e delitos praticados por marginais na região.
Na ação, mais 22 pessoas foram abordadas pelos agentes. Após averiguação, foi constatado que – como tem ocorrido quase que diariamente – a maior parte delas tinha passagens por roubo a mão armada, furto, ameaça, estelionato, porte de arma e tráfico de drogas. A operação ocorreu na Praia de Botafogo, embaixo de viadutos, praças e principais ruas do bairro.
Na ação, que contou policiais do 2º Batalhão de Polícia Militar, Botafogo Presente, 10ª DP, RJ Para Todos e Superintendência da Zona Sul (SEGOV), 22 pessoas foram abordadas pelos agentes. Após averiguação, foi constatado que a maior parte delas tinha passagens por roubo a mão armada, furto, ameaça, estelionato, porte de arma e tráfico de drogas.
Ainda durante a operação, a equipe RJ Para Todos realizou abordagens a moradores de rua para a inclusão no programa De Volta à Terra Natal. Nove pessoas em situação de vulnerabilidade aceitaram retornar para suas cidades de origem.
“A cada semana estamos estendendo essas operações para mais pontos da Zona Sul. Criminosos estão infiltrados entre os moradores em situação de rua investindo principalmente contra mulheres e idosos. Nossa ação tem como objetivo dar uma resposta à sociedade e agir com rigor contra a prática de delitos”, afirmou Marcelo Maywald, superintendente da Zona Sul (SEGOV).
Participaram da operação: 10ª DP (Delegado Daniel Rosa e equipe), Botafogo Presente (comandante Major Ribeiro e equipe), 2 BPM (comandante Cel. Fábio Corrêa e equipe), RJ Para Todos (SEGOV) e Superintendência da Zona Sul – SEGOV (Marcelo Maywald).
Quando a população se revoltar e partir pra cima desses bandidos, quem sabe os legisladores impõem leis mais severas a esse tipo de delinquência.
Hoje em dia tem que se tomar muito cuidado mesmo !!! Moro em Copacana ! Andando na rua, um homem visivelmente alterado,me pediu pra pagar um lanche e disse que não tinha, daí ficou me seguindo, me xingando de vários palavrões com minha filha do lado !!! Fui atras desses agentes de segurança e disseram que não adianta prender, pq eles sempre voltam pra rua …
Os ladrões estão infiltrados no Centro, fui assaltado na porta do Metrô da Cinelândia o ladrão disfarçado de morador de rua
Pior é ouvir da polícia que estava ostentando
O pior é não podermos fazer nada e quando fazemos, vem alguém filmando alegando que estamos agredindo e etc… no mercado zona sul, próximo ao Largo do Machado, abordou minha família e eu um homem com wifi no tornozelo… indagou: e aí tio, vai ficar nos 2 reais ou vai comprar uma lata de leite pra eu levar pra casa?!? (Visando que eles estava “trabalhando” como flanelinha).. por minha vez, sempre procuro ser educado e evitar qualquer conflito: poxa parceiro, hoje estou realmente apertado, não tenho como hoje, mas deixa para uma próxima… o infeliz: então vai ficar nos 2 reais mesmo?!? Só passar o cartão… por minha vez já irritado: amigo, acabei de lhe dizer que estou apertado, se fosse ajudar cada um que precisa, não sobraria nada pra mim, me desculpe, mas hoje não posso… e ficou rondando o carro da minha enteada… falei com elas para irem pra dentro do mercado e permaneci próximo ao veículo e observando… quando elas saíram, ele não satisfeito, indagou: aeee, chegou a lata de leite… minha esposa falou que não tinha e ele apontou para a caixa de leite, que uso uma por semana para meu café matinal… e falei que não, era minha (nesse momento, perdi a paciência)… ele simplesmente começou a se aproximar de mim tentando me intimidar, foi o momento que empurrei ele e comecei a falar em alto e bom som que iria enfiar a porrada nele ali e etc… foi quando os seguranças do mercado viram e interviram… não foi a primeira vez que aconteceu isso comigo ou com minha família e me preocupo demais, pois não sou onipresente, muito menos a polícia… por esses fatos e muitos outros, que população de bem, deve estar armada, imagina se fosse minha enteada que é uma menina mirrada ou minha companheira?!? O que ele não faria?!? Eu iria caça lo até no inferno!!! Os políticos, estão criando um ambiente extremamente hostil para a população, até o momento que o povo de bem não aguentar mais… terão 2 opções: ir embora ou realizar a queda desse império de corrupção… então, pra vc que defende esses “pobres coitados” faça o favor de levar pra casa junto de sua família e nos livre disso, por gentileza 🙂
Outro dia fui abordado entrando no shopping desses aí em Botafogo.
A forma como agem é intimidatoria – e olha que sendo homem, imagina as mulheres, crianças e idosos o grau de intimidação que se sentem.
Falam como se fôssemos obrigados a parar e ouvir.
Eu pago impostos e a Assistência Social da Prefeitura é quem deve atuar para cuidar, não eu.
A coisa está feia para nos outros fluminenses e cariocas.