Nova variante do Coronavírus identificada no Rio já está presente em 11 cidades do estado

Nova cepa da doença identificada esta semana em circulação no Rio, está se espalhando rapidamente por todo estado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Andre Coelho/Getty Images

A nova cepa do Coronavírus identificada no Rio foi encontrada em 5,85% das amostras analisadas já está presente em pelo menos 11 municípios fluminenses, incluindo a capital, conforme informação da Secretaria estadual de Saúde (SES)

A pasta identificou a variante da Covid-19 em circulação no Rio esta semana. Ela foi batizada de P.1.2, por ser uma mutação ocorrida na linhagem P1, detectada inicialmente em Manaus (AM) e que hoje já se espalhou por todo o país.

Ainda não se sabe se a P1.2 pode ser mais transmissível ou mais letal do que as outras variantes ou do que o vírus original que deu início à pandemia. Ela apresenta sete novas mutações em comparação com a P.1, sendo uma dela, a A262S, na proteína S, alvo de anticorpos e da maioria das vacinas já em uso contra a Covid-19.

Somente nesta etapa do estudo, foram investigadas 376 amostras de pacientes de 57 municípios fluminenses, selecionadas a partir de genomas enviados ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen/RJ), entre os dias 24 de março e 16 de abril. A variante P.1.2 foi identificada em 5,85% dessas amostras. A P.1 aparece em 91,49%. Também foram detectadas as linhagens B.1.1.7 (2,13%), originada no Reino Unido, e P.2 (0,53%), que teria surgido no Estado do Rio.

Advertisement

A nova variante foi encontrada principalmente no Norte Fluminense, mas também outras regiões, inclusive a capital. A nota técnica da Rede Corona Ômica RJ, composta por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores de laboratórios de diferentes instituições do Estado do Rio, informa que dos 22 novos genomas pertencentes à linhagem P.1.2 analisados,

Nove foram identificados no município de Conceição de Macabu, três em São Francisco do Itabapoana, dois em Santa Maria Madalena e um genoma em cada um dos municípios de Areal, Bom Jardim, Macaé, Macuco, Quissamã, Rio das Ostras, Rio de Janeiro e Trajano de Moraes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Nova variante do Coronavírus identificada no Rio já está presente em 11 cidades do estado
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui