Novas culturas; novas experiências: destinos de turismo de idiomas para ampliar seus horizontes

O aprendizado de idiomas pode derivar em uma verdadeira aventura que o levará a adquirir conhecimentos sobre a cultura dos povos

O aprendizado de idiomas pode derivar em uma verdadeira aventura que o levará a adquirir conhecimentos sobre a cultura dos povos e a desfrutar de experiências emocionantes em lugares exóticos do mundo.

Hoje podemos expandir nossos horizontes combinando o prazer de viajar com a aprendizagem de línguas estrangeiras. O turismo de idiomas ou de viagens linguísticas tornou-se uma modalidade atrativa de viajar muito procurada entre os mais jovens. Entre os países mais procurados do mundo com essa finalidade estão os de língua inglesa, afinal o idioma é o mais falado no planeta. Mas a surpresa é que Estados Unidos e Inglaterra aparecem apenas na quinta e sexta posições depois de África do Sul, Austrália, Canadá e Escócia.

Infelizmente o turismo no Brasil está muito atrasado em relação ao resto do mundo. Segundo o Instituto Liberal, o país aparece em uma “posição vergonhosa” do ranking de trurismo, na 52a posição, atrás de Tunísia, Irã e Filipinas.

O Rio de Janeiro, apesar de ser a cidade mais visitada do país, não aprece entre as 100 cidades mais visitadas por estrangeiros no mundo, segundo o estudo Top 100 City Destinations 2018.

Conheça o mundo e aprenda um idioma

Esta prática de viajar com o objetivo de dominar outras línguas, praticá-las ou adquirir maior fluidez, permite conhecer o mundo, a idiossincrasia, estilos de vida de outros países, enriquecer nosso perfil profissional e melhorar a bagagem linguística, reduzindo as barreiras que impedem a comunicação com pessoas de outras nacionalidades.

É uma experiência real que vai além do simples fato de fazer turismo ou sentir-se como um turista. Trata-se de viver os países que se visita, como um local, aprender sua língua, cultura e história. Os jovens preferem estudar um idioma e aproveitar a oportunidade para se envolver completamente com o seu novo destino de viagem.

Existe uma curva ascendente das viagens linguísticas para utilizar as férias como espaço para compreender outras línguas. O objetivo de estudar línguas motiva os jovens viajantes e incentiva-os a escolher destinos internacionais onde possam falar e praticar a sua língua preferida como um “turista de idiomas”.

O que é o turismo de idiomas?

O turismo de idiomas, também conhecido como turismo idiomático ou viagem linguística, é uma atividade de imersão linguística que decorre do turismo cultural.

Os turistas de línguas são motivados a deslocar-se de um local para outro que não o seu ambiente natural, por um período inferior a um ano, para aprender ou dominar perfeitamente uma língua diferente da língua materna.

Ao mesmo tempo, o turista vive em carne própria a cultura e as práticas cotidianas dos locais, enquanto utiliza o tempo adicional para visitar monumentos, museus, e muitos outros locais de interesse turístico.

Ao contrário do turismo cultural tradicional, o turismo de idiomas enriquece o participante com conhecimentos linguísticos da língua nativa do país de destino e pode complementar estes saberes com experiências e a possibilidade de explorar ou descobrir os aspectos culturais, artísticos e históricos de outros países.

As viagens linguísticas não são incompatíveis com a diversão e o gozo das atividades turísticas clássicas, pelo contrário, podemos melhorar nosso CV e ao mesmo tempo aprender um idioma estrangeiro de uma maneira repleta de aventuras e emocionantes experiências em qualquer momento do ano.

Segundo dados estatísticos da Organização Mundial do Turismo (OMT), os turistas mais ativos provêm dos Estados Unidos, China, Japão, Coreia do Sul, Inglaterra e França.  Estes viajantes destinam seus recursos para férias em diferentes países do mundo.

Principais destinos para o turismo linguístico

Qualquer lugar do mundo pode ser um destino atraente para o turismo de idiomas, tudo depende do idioma que você deseja aprender e das suas preferências de viagem.

No entanto, existem alguns países que são os mais visitados do mundo segundo a OMT: França, Espanha, Estados Unidos, China, Itália, Turquia, México, Tailândia, Alemanha e Reino Unido.

Nesses países, existem institutos e estabelecimentos especializados em idiomas com programas e atividades para quem quer  aprender inglês, alemão, italiano, francês ou chinês. Essas experiências envolvem o participante em um ambiente autêntico que reflete a realidade e a cultura local.

Vantagens de se tornar um turista de idiomas

Há mil maneiras de aproveitar as férias visitando monumentos, museus ou em excursões para conhecer lugares impressionantes nos quais se pode desfrutar a majestade e a beleza da região.

O turismo linguístico é uma alternativa ideal para quem deseja conhecer mais de perto, a cultura do país e se comunicar com nativos para falar um idioma fluentemente, alcançando uma imersão completa no idioma.

A principal vantagem é que você vai aprender uma língua em um país diferente, conhecer a cidade, participar de atividades culturais divertidas, conhecer novas pessoas e viver o destino como os habitantes do país vivem.

Entre as várias opções é possível escolher cursos de línguas presenciais ou online, participar de programas de atividades que incluem história, gastronomia, cultura, esporte e arte, ou planejar uma rota turística e visitas guiadas para praticar a pronúncia com os locais.

Inscreva-se em cursos de seu interesse para internalizar o novo vocabulário ligado à cozinha, arte, design, moda, música, cinema, restauração, joias, artesanato e outros. Para aproveitar ainda mais essa experiência, planeje um calendário semanal que inclua atividades culturais que o motivem a aprender de uma maneira divertida.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui