Fernando Lobo, um dos vencedores do desafio | Foto: Divulgação

Nove alunos de graduação do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio venceram o concurso Swift Student Challenge 2021, da Worldwide Developers Conference (WWDC), conferência anual de desenvolvedores da Apple. O desafio premiou projetos de aplicativos utilizando a Swift, linguagem de programação desenvolvida pela empresa. Os estudantes tiveram em torno de 2 semanas para desenvolver um aplicativo de forma individual e conforme as regras da competição.

A aluna de ciência da computação Karina Tronkos tem 24 anos e foi vencedora do desafio mundial pelo quinto ano consecutivo. Pensando sempre na experiência de seus projetos para os usuários, Karina propôs um trabalho voltado à biomimética, área de estudo que se inspira na natureza para desenvolver produtos e serviços mais eficientes e de forma sustentável. 

É inexplicável a sensação de ter o nosso trabalho reconhecido em competições internacionais. Nós, brasileiros, temos muito potencial e busco servir de inspiração, principalmente para meninas na área tech, mostrando que temos muito a conquistar”, afirma a pentacampeã, que trabalha como Product Designer na empresa Hurb e produz conteúdo no perfil do Instagram nina_talks. Em sua rede, que já soma mais de 85 mil seguidores, Karina fala sobre design e tecnologia.

Entre o grupo de 350 estudantes selecionados em todo o mundo, estão ainda os alunos Juliana Prado, Fernando Lobo, Frederico Lacis de Carvalho, Mateus Levi Simões Fernandes, Matheus Pereira Kulick, Matheus Sampaio Moreira, Theo Necyk e Victor Duarte.

O projeto foi muito especial pra mim, e estou muito agradecida pela colaboração dos meus amigos, colegas e mentores da Apple Developer Academy | PUC-Rio que me ajudaram”, escreveu Juliana Prado em suas redes sociais.

Fernando Lobo contou que ficou eufórico quando viu o resultado: “A sensação é de euforia, indescritível. Acredito que foi a maior conquista da minha vida e eu sou muito grato a todos os meus mentores e colegas que fizeram parte desse processo“.

A parceria Apple Developer Academy | PUC-Rio, criada em 2014, é um programa de estágio e formação para possíveis futuros empreendedores, desenvolvedores e designers de apps para iOS. Coordenada pelo Laboratório de Engenharia de Software (LES), do Departamento de Informática, a Apple Academy da PUC-Rio foi uma das primeiras unidades do projeto no Brasil. 

A iniciativa recruta estudantes de diversos departamentos, é um grupo multidisciplinar. O objetivo é ser um estágio criativo, em que o aprendizado seja feito a partir de desafios. Essa é  mesmo uma experiência muito rica para os alunos”, afirma o diretor do DI Markus Endler.

Além de serem convidados a participar da WWDC, os ganhadores têm ainda suas contas de desenvolvedores iOS renovadas por 1 ano na App Store. 

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui