Nove cidades do Rio podem ter novas eleições mesmo após segundo turno

Se o TSE não julgar o caso até 1º de janeiro e o candidato não conseguir uma liminar para assumir o cargo, o presidente da câmara de vereadores assume a Prefeitura

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Nove cidades do Rio de Janeiro elegeram candidatos sob júdice e, por isso, caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decida manter indeferidas as candidaturas que foram as mais votadas do município, podem haver novas eleições para decidir quem assume a prefeitura.

No segundo turno, dois candidatos sub júdice tiveram maioria dos votos: Wladimir Garotinho, do PSD, de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, e Rubens Bomtempo, do PSB, de Petrópolis, na Região Serrana. Outras cidades que não tiveram segundo turno, mas que têm candidatos sub júdice com maioria de votos são: Carapebus, Magé, Petrópolis, Paraíba do Sul, Silva Jardim, Varre-Sai e Volta Redonda.

Até a semana passada, o candidato Washington Reis, de Duque de Caxias, que teve maioria dos votos no primeiro turno, estava inelegível. Entretanto, uma decisão do Supremo Tribunal Federal tornou o candidato elegível. A decisão deve ser comunicada pelos advogados do político ao TSE.

Em caso de impugnação da candidatura do mais votado, a Justiça Eleitoral convoca novas eleições, mas o candidato pode recorrer. Se o TSE não tiver julgado o caso do candidato sub júdice até o dia 1º de janeiro, e o candidato não conseguir uma liminar para assumir o cargo mesmo sub júdice, o presidente da câmara de vereadores assume a Prefeitura.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Nove cidades do Rio podem ter novas eleições mesmo após segundo turno
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui