‘Novo Casal 20’ do Fluminense gera reações homofóbicas na internet

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet

O Fluminense disputou 2 jogos seguidos contra o Cruzeiro no Maracanã na última semana, um pela Copa do Brasil e outro pelo Brasileirão. Se o reencontro da torcida tricolor com o ídolo Fred – atualmente na Raposa – foi ‘morno’, os tricolores viram o despertar de duas joias das categorias de base: João Pedro, de 17 anos, e Marcos Paulo, de 18.

O primeiro foi autor de 3 gols nas duas partidas entre as equipes, enquanto que o segundo colaborou com uma assistência e jogadas importantes. A dupla, entrosada dentro e fora de campo (são amigos de longa data), já é chamada de Novo Casal 20, em alusão a Assis e Washington, que brilharam no Fluminense nos anos 80.

No entanto, justamente a expressão ”casal”, e se tratando de duas pessoas do mesmo sexo, ainda gera comentários homofóbicos (como mostra, por exemplo, o print abaixo), mesmo com todo o apelo do tema, inclusive na semana do Dia Internacional Contra a Homofobia (17/05).

WhatsApp Image 2019 05 20 at 17.55.46 'Novo Casal 20' do Fluminense gera reações homofóbicas na internet
Foto: Reprodução/Twitter

Para falar sobre o assunto, o Diário do Rio conversou, com exclusividade, com o publicitário Sean Magalhães, de 27 anos, torcedor do Fluminense, que ficou conhecido durante o empate em 3 a 3 contra o Flamengo pela Copa Sul-Americana 2017, realizado no Maracanã. Na ocasião, num dos gols sofridos pelo Tricolor, que acabou gerando a eliminação do time, Sean, que estava no estádio, foi flagrado por uma câmera da emissora que transmitia a partida numa pose ‘estarrecida’, fato este que ocasionou memes homofóbicos na internet após o jogo.

Advertisement

1 – Como recebeu pela primeira vez os memes e percebeu que havia viralizado?

”Logo ao fim daquele Fla x Flu. Durante a partida, o Fluminense teve seus altos e baixos e, quando estava 3 a 2 ainda para o Fluminense, o que classificava a gente, sofremos o empate. Nesse empate, as câmeras da transmissão me pegaram lamentando de forma cômica e ao mesmo tempo muito chateado e triste pelo gol sofrido, placar que desclassificava da próxima fase da competição. E logo na descida da rampa do Maracanã, vieram inúmeras mensagens no meu telefone, via redes sociais, informando que minha imagem naquele jogo tinha viralizado em todo país e até no exterior.”

WhatsApp Image 2019 05 20 at 19.25.55 'Novo Casal 20' do Fluminense gera reações homofóbicas na internet
Algumas das postagens homofóbicas que rodaram a internet na época e ainda circulam quando o Fluminense perde – Foto: Reprodução

2 – Se sentiu incomodado com a repercussão?

”Logo após a descoberta, ainda chateado com a desclassificação, eu levei na esportiva, como ‘zoação’ de torcedor, mas, no decorrer das horas, começavam a vir mensagens em tons agressivos, homofóbicos e desrespeitosos, mesmo sem saber quem eu era. Então, comecei a me incomodar, mas nada que tomasse medidas mais drásticas. Até hoje levo na esportiva.”

3- Qual sua opinião sobre a homofobia no futebol? Atualmente, por exemplo, com o sucesso do ‘novo casal 20’ tricolor (Marcos Paulo e João Pedro), já há algumas zoações na internet em relação ao termo ”casal”.

”A homofobia, seja ela no futebol ou em qualquer âmbito da sociedade, na minha opinião é um problema grave e uma falta de respeito, que precisa ser combatida com iniciativas dos clubes e jogadores influenciando de maneira positiva o ambiente dos estádios. Já em relação ao ‘novo casal 20’, achei muito legal por parte da torcida essa comparação com o casal 20 da década de 80 (Assis e Washington), e acredito que assimilar os garotos a eles possa dar confiança e motivação, sabendo que estão indo no caminho certo e que continuem alegrando a torcida tricolor. Uma pena que algumas pessoas usam o termo ‘casal’ de forma preconceituosa. Neste mesmo ano já vivemos situações extremamente infelizes para o futebol. Acredito que essas insinuações homofóbicas se tornem insignificantes para o bem do futebol, e como a campanha em que o clube fez ainda no campeonato carioca dizia, ‘o Fluminense é um time de homens e mulheres de várias cores, condições sociais e sexualidades. O Fluminense é um time de todos”’.

4 – Qual sua relação com o Fluminense? Quando começou a torcer? Há quanto tempo frequenta estádio?

”Eu sou um apaixonado pelo Fluminense. Sou torcedor de arquibancada, adoro ver o Fluzão jogar. Comecei a torcer pelo Fluminense acredito que desde que nasci, com as 3 cores que herdei, o verde, o branco e o grená, influenciado pelo meu pai, que também é tricolor. Sempre estamos juntos para torcer pelo Fluminense, frequentamos o estádio desde quando não morávamos na cidade do Rio. Ainda criança já acompanhava meu pai nos jogos.”

5 – Para fechar, mudando de assunto, o que está achando do Fluminense 2019 e do trabalho de Fernando Diniz?

”O Fluminense de 2019 é uma equipe limitada mas com um time principal competitivo, principalmente depois da chegada de Paulo Henrique Ganso, que pode ser um jogador chave para essa temporada. Alguns altos e baixos em jogos decisivos, como no início do Campeonato Brasileiro, mas a falta de elenco pode pesar ao logo do ano se não haver mais contratações de peso. Ainda temos um problema financeiro grave, e com as novas eleições marcadas para o mês de junho, vamos esperar para podermos projetar algo. Já o trabalho do Fernando Diniz, acredito que os jogadores abraçaram o estilo de jogo e está dando certo. Temos uma posse de bola bem bacana, mas aquele último passe e a finalização ainda precisamos melhorar. Aprecio a forma como conduz o time, torço muito para que consigamos ganhar algo esse ano, principalmente nas competições de mata-mata como a Copa do Brasil e a Sul-Americana, para poder premiar o trabalho feito pelo Diniz e principalmente a nossa linda torcida tricolor.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 'Novo Casal 20' do Fluminense gera reações homofóbicas na internet
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui