Novo Datafolha para governador do Rio terá novos 5 nomes

Pesquisa colocará, além dos nomes já conhecidos, os do General Santos Cruz (Podemos), Anthony Garotinho (UB), André Ceciliano

Foto: Burst

Nesta quinta-feira, 07/04, o Datafolha divulgou sua primeira rodada de pesquisas para governador do Rio de Janeiro em 2022 e com uma novidade, inclui pela primeira vez 5 nomes que podem ou não ser candidatos em 2022. Estão na lista General Santos Cruz (Podemos), Anthony Garotinho (UB), André Ceciliano (PT), Cyro Garcia (PSTU) e Eduardo Serra (PCB). Completam a cartela os 5 a que vêm se limitando os institutos: Felipe Santa Cruz (PSD), Rodrigo Neves (PDT), Claudio Castro, Paulo Ganime (Novo) e Marcelo Freixo (PSB). Uma segunda cartela só terá os nomes destes candidatos, além de Garcia e Serra.

A pesquisa poderá trazer resultados próximos da feita pelo Instituto PrefLab, onde Garotinho aparecia empatado com Freixo e Castro. Candidatos como Cyro Garcia e Eduardo Serra, como em outras pesquisas de eleições anteriores que apareciam, começam bem por muita gente confundir seus nomes com o de Ciro Gomes e José Serra.

A pesquisa também vai verificar a força do apoio de Lula, Ciro, Jair Bolsonaro e Eduardo Paes (de acordo com pesquisa do Instituto Rio21 com apenas 25% de aprovação). O DataFolha perguntará se o apoio destes faria escolher o candidato, ou o contrário, se o apoio faria com que não se votasse no candidato.

É interessante ver o nome de André Ceciliano ser colocado na pesquisa para governador (o DataFolha não fará Senado). Atualmente, o deputado federal Alessandro Molon (PSB) insiste em ser o candidato ao Senado da coligação com o PT, apesar do partido de Lula já ter decidido pelo nome de Ceciliano. Caso isso não seja resolvido, é bem possível que o PT caminhe sozinho em 2022, prejudicando bastante a campanha de Marcelo Freixo.

Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui