A Subprefeitura dos Grandes Complexos, em parceria com a Comlurb, está intensificando o ordenamento do descarte irregular de lixo em comunidades do Rio. A iniciativa visa evitar resíduos espalhados nas ruas, minimizar riscos à saúde pública e reduzir danos ao meio ambiente.
As ações começaram no Parque Proletário, no Complexo da Penha, onde está sendo construído um ecoponto na Estrada José Rucas. O local contará com duas caixas compactadoras de 15 m³ para lixo domiciliar e duas caixas metálicas de 5 m³ para entulho, bens inservíveis e galhadas. Os novos equipamentos permitirão uma coleta mais eficiente, ajudando a manter as ruas limpas e melhorando a qualidade de vida da população.
“Identificamos o agravamento do descarte irregular de resíduos em comunidades de baixa renda e essa é uma de nossas prioridades. Nosso objetivo é reduzir impactos à saúde pública, evitar a proliferação de pragas e prevenir alagamentos causados pelo entupimento de bueiros”, destacou a subprefeita dos Grandes Complexos, Marlí Peçanha.
No Complexo do Jacarezinho, após vistoria técnica da Subprefeitura com a Comlurb e líderes comunitários, foram instalados quatro novos contêineres na Rua Viúva Cláudio, próximo ao Buraco do Lacerda. A área, que antes acumulava lixo e mau cheiro, passou por um processo de limpeza com jatos d’água. Outros pontos do Jacarezinho também estão sendo avaliados para receber novos equipamentos.
“Este ano vamos investir no melhor ordenamento de resíduos nas comunidades, ampliando a distribuição de contêineres de grande capacidade”, afirmou o presidente da Comlurb, Jorge Arraes.
As ações continuarão em outras favelas do Rio, com novas vistorias e a instalação de equipamentos para incentivar os moradores a adotarem práticas adequadas de descarte de lixo.