Novo índice para reajuste de aluguéis residenciais será divulgado na próxima terça

O novo indicador da FGV será calculado com base em contratos de aluguel efetivamente assinados em três capitais além do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista aérea da Zona Sul | Foto: Flickr RioTur.Rio

No próximo dia 11, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) vai lançar, no Portal IBRE, o Índice de Variação de Preços de Aluguéis Residenciais (IVAR/FGV). O novo indicador será calculado com base em dados coletados de contratos assinados por inquilinos e locadores de quatro capitais – Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte –, obtidos pelo FGV IBRE junto a empresas administradoras de imóveis.

Segundo informações divulgadas pela FGV, o objetivo do novo indexador é medir a evolução dos preços dos aluguéis imobiliários e preencher uma grande lacuna nas estatísticas nacionais nesse nicho. O índice utiliza valores efetivamente negociados dos aluguéis em vez de apenas dados de anúncios como base de cálculo. Este é um grande diferencial.

A metodologia estatística empregada vai permitir a mensuração da variação média dos aluguéis ao longo do tempo, refletindo melhor o cenário – de oferta e demanda – do mercado de locação de imóveis residenciais.

O mercado de locação na área onde nós trabalhamos, Recreio e Barra, residencial, ele vem muito aquecido. Hoje a gente se depara com falta de imóveis. Então, a gente sentiu uma variação de valores, aumentando o preço, e mesmo com preço mais alto os imóveis estão saindo“, falou André Toledo, diretor da Block Imóveis, sobre a situação dos valores de alugueres no Rio.

Advertisement

Alguns portais imobiliários andaram tentando criar seus próprios índices, como ocorreu com o índice Fipe/Zap, do portal paulista Zap Imóveis, hoje de propriedade de uma multinacional holandesa. “Este índice, ao contrário do novo índice da FGV, parece completamente desconectado da nossa realidade, e a razão é que se baseia em imóveis anunciados e não em locações efetivamente fechadas. Grande parte dos imóveis ofertados no Rio de Janeiro está fora de preço, sem contar a quantidade insana de anúncios duplicados ou triplicados nos portais, que bagunçam qualquer estatística”, disse Rodolfo Rique, da administradora Sergio Castro, animado com a idéia da FGV. Rique complementou, dizendo que a volatilidade do IGPM na últimos 2 anos criou o clima perfeito para que se estude analisar o uso de um novo índice.

O IVAR/FGV terá divulgação mensal e passa a integrar em janeiro de 2022 o calendário fixo de divulgação dos índices, indicadores e sondagens do FGV IBRE. Especialistas do mercado esperam que o novo índice substitua aos poucos o IGP-M nos contratos locatícios de residências, pois trata-se de um índice criado e mantido com base em dados de aluguéis, e não de preços de várias mercadorias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Novo índice para reajuste de aluguéis residenciais será divulgado na próxima terça
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui