Novo livro da FLUP conta história de Santa Cruz através de cartas

A ação faz parte do livro Cartas para Esperança, que reúne cartas de mulheres negras para outras mulheres negras inspiradoras

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Santa Cruz | Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

No ano em que completa uma década de existência, a Festa Literária das Periferias (FLUP) chega a Santa Cruz com um novo desafio: valorizar e registrar a memória deste bairro do Rio de Janeiro. A ação faz parte do livro Cartas para Esperança, que reúne cartas de mulheres negras para outras mulheres negras inspiradoras.

A FLUP se prepara agora para o novo capítulo da publicação, inteiramente dedicado a personagens de Santa Cruz, também produzido por autoras negras da região. O bairro foi incluído no projeto com a entrada da Ternium, produtora de aço na região, como uma das patrocinadoras da FLUP.

A primeira parte do livro consiste em conectar histórias de mulheres negras ao redor do mundo. O livro contará com cartas para escritoras, artistas, ícones do movimento negro, donas de casa. A proposta foi convidar escritoras negras a homenagear outras mulheres negras inspiradoras”, explica Dani Salles, porta-voz da FLUP.

O processo formativo convida mulheres negras, que morem ou tenham vivido em Santa Cruz, a conhecerem a história do bairro a partir das memórias de onze convidadas da FLUP. Trata-se de mulheres com trajetórias diversas, que passam por trabalhos sociais, mediações de conflitos e de educação.

Advertisement

Mapeamos belíssimas personagens cujas histórias de vida se fundem à história do bairro. Teremos o privilégio de conhecer, por exemplo, a dona Lindauria, que custeou sua graduação em serviço social trabalhando como catadora de recicláveis. Conheceremos a dona Valdenice, que alfabetizou uma geração de crianças tendo ela mesma apenas o ensino fundamental. Sem dúvida nascerá um belo capítulo do livro Cartas para Esperança ao fim desse processo formativo”, acredita Julio Ludemir, um dos fundadores da FLUP.

A Ternium tem um compromisso com o desenvolvimento social da região. Trazer a Flup para Santa Cruz é um importante passo para a cultura do bairro. Temos a certeza que esse projeto – Cartas para Esperança – contará histórias incríveis de mulheres que fazem a diferença e estimulará jovens negras a se tornarem escritoras” , afirma Fernanda Candeias, Gerente de Relações com a Comunidade da Ternium

As inscrições para o processo formativo da FLUP, que acontecerá em setembro, estão abertas até o dia 15 de agosto. A proposta é que os encontros aconteçam no auditório da Ternium, empresa apoiadora da ação, respeitando estritamente todas as regras de prevenção da Covid-19. Podem participar mulheres a partir de 15 anos. Para se candidatar a uma das 30 vagas, basta acessar o site flup.net.br, ler o regulamento e preencher o formulário disponível.

SERVIÇO:
Cartas para Esperança em Santa Cruz
Inscrições: 20 de julho a 15 de agosto
Inscrições: flup.net.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Novo livro da FLUP conta história de Santa Cruz através de cartas
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Novo livro da FLUP conta história de Santa Cruz através de cartas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui