Novo local para autódromo poderia salvar 180 mil árvores

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: SOS Camboatá

Mais de 180 mil árvores poderão ser derrubadas na Floresta do Camboatá caso a Prefeitura do Rio construa no local o novo autódromo da cidade. Ingás, ipês, angicos, jacarandás, cambarás e quaresmeiras estão entre as espécies. Contudo, a devastação pode ser evitada, com a escolha de uma outra área próxima, segundo o Ministério Público Federal.

Localizada em Deodoro, na zona norte, a Floresta está em um terreno que o Governo Federal concordou em ceder ao Município. O MPF argumenta que a União possui duas outras propriedades perto da floresta, que poderiam ser usadas, sem necessidade de desmatamento.

A área total do empreendimento é de 201 hectares, sendo que 150 hectares correspondem ao espaço em que haverá a derrubada da floresta. Isso equivale a 3 vezes o tamanho do Jardim Botânico do Rio.

A Prefeitura realizou a concorrência, que foi vencida no dia 20 de maio pelo consórcio Rio Motorsports, única empresa que apresentou proposta para obras orçadas em R$ 697 milhões.

Advertisement

A licitação para a construção e exploração do autódromo por 35 anos não foi precedida por um estudo de impacto ambiental (EIA/Rima), aponta MPF. Em outubro do ano passado, a Justiça já havia decidido que o Governo do Estado não poderia realizar nada na área, sem antes ter o relatório ambiental. Contudo, a decisão não envolvia a Prefeitura, o que foi pedido pelo MPF no mês passado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Novo local para autódromo poderia salvar 180 mil árvores
Advertisement

6 COMENTÁRIOS

  1. Esqueceram de falar que essa área já está sendo favelizada e tem vários lixões a céu aberto, não dou 5 anos pra isso tudo sumir e virar uma grande favela, ou vira um autódromo ou uma favela, pq todos sabem que no RJ e impossível retirar morador ou impedir invasões, eu prefiro um autódromo.

  2. Gente doida, criminosa, assassina. PSICOPATAS !!! Exploradores insanos, gigolôs do meio ambiente !!! Uma gentalha desqualificada quer destruir e matar !!! DESTRUIR E MATAR !!! COMO NÃO VÃO PRESOS ??????????

    • tao lugar não e tudo isso que se fala na reportagem, na verdade e bem diferente! Eu como morador da Zona norte que moro perto de Deodoro, nunca vi essa tal floresta! sempre vi um local abandonado, que era lugar de lixo, lugar aonde bandido matava pessoas e jogava corpos ali.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui