Novo mural no Rio celebrará o legado do cartunista e jornalista Ziraldo

Painel de 300 metros quadrados homenageia o artista mineiro, conhecido por criar ‘O Menino Maluquinho’ e por sua atuação como um dos fundadores do jornal ‘O Pasquim’

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O bairro de Cidade Nova, no Centro do Rio de Janeiro, está ganhando um painel de mais de 300 metros quadrados em homenagem ao chargista e escritor Ziraldo. O artista mineiro, célebre por criar personagens icônicos como “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”, adotou a cidade maravilhosa como lar e faleceu em abril deste ano, aos 91 anos. Ziraldo foi encontrado sem vida em seu apartamento na Lagoa, zona Sul do Rio, na tarde do dia 6 de abril.

A obra artística, que reúne personagens consagrados do desenhista e uma grande caricatura de Ziraldo de braços abertos, está sendo realizada em um muro na Rua Ulysses Guimarães, ao lado do Centro de Operações da prefeitura.

Os artistas começaram a preencher os desenhos na madrugada de segunda-feira (04/09), com previsão de conclusão em 10 dias. O mural é desenvolvido pelo artista Leandro Ice, com produção de Caíque Torrezão.

image 12 Novo mural no Rio celebrará o legado do cartunista e jornalista Ziraldo
Mural em homenagem a Ziraldo na Cidade Nova. Reprodução: TV Globo

Além de sua contribuição como autor e ilustrador, Ziraldo também se destacou como chargista, caricaturista e jornalista. Nos anos 1960, foi um dos fundadores do jornal “O Pasquim“, um veículo fundamental na luta contra a ditadura militar no Brasil.

De acordo com informações do Jornal G1, na época do falecimento do cartunista, a família expressou o desejo de uma homenagem que unisse dois grandes mineiros da cultura brasileira: Ziraldo e Carlos Drummond de Andrade.

Durante o velório do escritor e desenhista, a filha Fabrizia Pinto comentou a amizade entre os dois. “Há muitos anos, sonho que meu pai tenha uma estátua no Rio de Janeiro como a do Drummond. Eu gostaria muito que ele ficasse sentadinho ao lado dele. Porque eles se amavam. Eram muito amigos, foram muito amigos”, disse Fabriza ao Jornal.

A escultura de Carlos Drummond de Andrade, situada na Avenida Atlântica, na orla da Praia de Copacabana, é um dos locais mais visitados por turistas na capital fluminense, celebrando a obra do poeta. Drummond e Ziraldo eram grandes amigos, e o chargista chegou a ilustrar obras do poeta.

Na ocasião, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, descreveu Ziraldo como “um mineiro que transformou o Rio” e garantiu que ele receberá todas as honrarias possíveis.

Luto na Literatura

O desenhista e escritor Ziraldo faleceu aos 91 anos. Criador de personagens queridos como “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”, sua família confirmou a triste notícia na tarde do dia 06 de abril. Ziraldo foi encontrado sem vida em seu apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio, onde dormia por volta das 15h, no sábado (06/03).

Além de sua contribuição como autor e ilustrador, Ziraldo também se destacou como chargista, caricaturista e jornalista. Nos anos 1960, foi um dos fundadores do jornal “O Pasquim“, um veículo fundamental na luta contra a ditadura militar no Brasil.

Nascido em 24 de outubro de 1932, em CaratingaMinas Gerais, Ziraldo Alves Pinto deixou um legado inestimável na cultura brasileira, conquistando o coração de gerações de leitores com suas histórias cativantes e sua arte única. Sua morte representa uma perda irreparável para o cenário artístico e literário do país.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Novo mural no Rio celebrará o legado do cartunista e jornalista Ziraldo
lapa dos mercadores 2024 Novo mural no Rio celebrará o legado do cartunista e jornalista Ziraldo

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui