Novo retorno na Avenida Rio de Janeiro, na Região Portuária, está aberto aos motoristas

Local é de intenso tráfego de veículos e pessoas, por causa do INTO, das duas alças de subida da Ponte Rio Niterói, do Porto e por ser início e fim da Avenida Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Foi aberta nesta quinta-feira, 18/11/, a agulha de retorno na Avenida Rio de Janeiro, no Bairro do Caju. A ideia do novo retorno é ajudar a mobilidade urbana da cidade, considerando que aquele ponto da Região Portuária é de intenso tráfego de veículos e pessoas, por causa do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), das duas alças de subida da Ponte Rio Niterói, do Porto do Rio de Janeiro e por ser início e fim da Avenida Brasil.

WhatsApp Image 2021 11 18 at 18.27.50 Novo retorno na Avenida Rio de Janeiro, na Região Portuária, está aberto aos motoristas

Para o Porto do Rio de Janeiro, seus trabalhadores e visitantes, o retorno é extremamente importante, pois deixa de ser necessário ir até o Viaduto de Benfica para retornar ao Centro, Zona Sul e Zona Norte. Para que se tenha uma ideia do ganho de tempo, antes da abertura do retorno, quem saia do Porto, para pegar o Túnel Marcelo Alencar em direção ao Centro ou Zona Sul, levava, em média, 25 minutos, chegando a quase uma hora no horário de pico da Avenida Brasil. Quem saia do Porto com destino a Niterói, sofria mais ainda. Agora, esse mesmo trajeto pode ser feito em 5 minutos, desafogando ainda mais a Avenida Brasil, retirando milhares de veículos diários da via, num dos seus pontos mais complicados.

IMPORTANTE

Como o Novo Retorno tem limitação de altura (3,30m) por causa da estrutura do viaduto que dá acesso à Ponte Rio Niterói, é proibido o tráfego de caminhões e ônibus por ele. O retorno, além de possuir a melhor sinalização viária da Cidade, conta com sensores e luzes de aviso de excesso de altura, bem como um pórtico sacrifício extremamente resistente, cuja função é evitar o choque de qualquer veículo, incompatível em termos de altura, com a estrutura do viaduto.

Advertisement

As obras, os projetos e toda estrutura do Novo Retorno foram totalmente custeadas pelos terminais portuários ICTSI Rio Brasil 1, MultiRio Operações Portuárias, Multi-Car Rio Terminal de Veículos, Triunfo Logística e Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Rio de Janeiro (Sindoperj). Essa parceria público-privada teve aprovação da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto – CDURP, da Coordenadoria de Gestão de Projetos (CGP), da Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva) e da Companhia de Engenharia de Tráfego do RJ (CET-Rio). Apoiaram este projeto a Logística Brasil – Associação Brasileira dos Usuários dos Portos, de Transportes e da Logística e a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ).

COMO UTILIZAR O NOVO RETORNO?

É muito simples: quem estiver trafegando pela Avenida Rio de Janeiro, pista junto ao muro do Porto do Rio, poderá fazer o retorno à esquerda (cerca de 200 metros após o Portão nº 24), pegar outra pista da Av. de Janeiro sentido Zona Oeste, entrar logo a esquerda novamente no Largo Eng. Leonel Trota e pegar a Avenida Brasil novamente, só que no sentido Centro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Novo retorno na Avenida Rio de Janeiro, na Região Portuária, está aberto aos motoristas
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Esse “retorno” existe há décadas, somente ele estava fachado sem nenhum motivo, aliás esse trecho da avenida Brasil é o símbolo da incompetência das “autoridades” do trânsito no RJ, ele engarrafa a cidade inteira sem nenhum motivo, todo santo dia…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui