Novos lotes de vacinas contra a Covid-19 devem chegar ao Rio nos próximos dias, segundo Secretário Estadual de Saúde

A prefeitura do Rio retomou a vacinação de idosos na cidade. De quinta-feira até sábado serão vacinadas pessoas de 82 e 80 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Governo do Estado do Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro retomou a vacinação dos idosos contra a Covid-19 nesta quinta-feira (25/02). Pessoas entre 82 e 80 anos serão atendidas até o próximo sábado (27/02). Mais imunizantes devem chegar ao Rio durante os próximos dias, segundo o Secretário Estadual de Saúde (SES), Carlos Alberto Chaves.

Iremos receber mais vacinas além dessas que já estão sendo distribuídas hoje. Ainda não sei a quantidade que vamos receber, mas a logística está pronta para distribuí-las assim que chegarem. As quatro primeiras cidades vão receber por via terrestre e as demais por aeronaves“, informou Carlos Alberto Chaves.

A campanha de vacinação, que havia sido suspensa no dia 17/02 por falta de doses, foi retomada pela Prefeitura do Rio após o repasse de 105 mil doses (84 mil da OxFord/AstraZeneca e 21 mil da CoronaVac). Essa quantidade é suficiente para atender o público entre 82 e 80 anos, estimado em 100 mil cariocas.

Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Maricá foram os primeiros municípios a retirar lotes da vacina nesta quarta-feira (24/02), na Coordenação Geral de Armazenamento (CGA) do estado, em Niterói. Para os outros 88 municípios, a entrega acontece nesta quinta-feira por via aérea.

Advertisement

Ao todo, o estado do Rio de Janeiro recebeu 314.800 doses de vacina para dar prosseguimento à campanha de vacinação contra a Covid-19. São 196 mil doses da AstraZeneca/Oxford e 118,8 mil unidades da CoronaVac. As vacinas da AstraZeneca/Oxford são destinadas ao uso imediato na população, pois a 2ª dose pode ser aplicada com intervalo de três meses. De acordo com informações do Ministério da Saúde (MS), haverá tempo hábil para a chegada de mais lotes da vacina para dar continuidade à vacinação de cariocas e fluminenses.

O Ministério da Saúde informou ainda que a distribuição da CoronaVac deve continuar a ser organizada de forma que a segunda dose seja reservada. Serão 20 mil unidades reservadas para a segunda dose do lote, já enviado aos municípios entre os dias 19 e 23 de fevereiro. As 98.800 mil doses restantes da CoronaVac serão entregues em duas etapas, metade para primeira dose e a outra metade para segunda dose. O intervalo entre a aplicação das doses deve ser de 21 a 28 dias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Novos lotes de vacinas contra a Covid-19 devem chegar ao Rio nos próximos dias, segundo Secretário Estadual de Saúde
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui