Um levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) sobre o impacto da variante Ômicron, mostra uma redução de empresários do comércio de bens, serviços e turismo do estado do RJ que tiveram seus negócios impactados pelo vírus: de 60,5% (janeiro) para 59,4% (fevereiro). Além disso, houve também diminuição dos comerciantes que tiveram funcionários afastados por conta da variante: de 58,7% (janeiro) para 56,7% (fevereiro).
A concentração entre os empresários que tiveram afastado apenas um funcionário aumentou de 23,9% (janeiro) para 37,5% (fevereiro), mostrando um impacto ainda menor para o funcionamento dos estabelecimentos, sobre este aspecto. O número de comerciantes que acreditam que terão algum tipo de prejuízo em seus negócios na próxima semana caiu de 74,3% (janeiro) para 71,3% (fevereiro).
“Sobre a expectativa para semana seguinte, o percentual dos que esperavam ser muito prejudicados caiu 9 pontos percentuais – de 29,6% para 20,6%. Os números estão em linha com o processo de arrefecimento das estatísticas da pandemia na cidade (maior concentração dos casos) embora, vale lembrar, a pesquisa tenha abrangência estadual”, explica João Gomes,2 diretor do IFec RJ.
A pesquisa ocorreu no dia 07 de fevereiro, com a participação de 209 empresários do estado do RJ.