Número de empresas abertas no RJ em 2021 é o maior de todos os tempos

JUCERJA registra 72.894 novos negócios no Estado do Rio de Janeiro, um aumento de 35% relação a 2020 e 23% em relação a 2019

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

O ano de 2021 foi um marco para os novos negócios no Estado do Rio de Janeiro. De acordo com dados da JUCERJA (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro), 72.894 empresas foram abertas de 1º de janeiro a 31 de dezembro. O número é o maior já registrado pela autarquia, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, em seus 208 anos de existência.

Os números de 2021 representam um aumento de 35% em relação às aberturas de empresas em 2020 (53.883 no total) e 23% em relação a 2019, ano anterior à pandemia (58.908).

O recorde é mais uma prova da retomada do crescimento do estado. O Rio de Janeiro vive um novo momento. A recuperação econômica é hoje uma realidade em todo o território fluminense – comemora o governador Cláudio Castro.

De fevereiro a julho e de outubro a dezembro foram computados recordes dos últimos 20 anos em cada mês. Já em agosto e setembro os números foram os melhores dos últimos 12 anos. A média de tempo de abertura de uma empresa também melhorou em relação à do ano passado e segue dentro da meta estabelecida pelo Governo do Estado, de até 2 horas. Em 2021, a média ficou em 40 minutos, um minuto a menos do que em 2020.  

Advertisement

Esses resultados são fruto do compromisso do governador Cláudio Castro com a desburocratização e a melhoria no ambiente de negócios do estado. A JUCERJA conta hoje com um dos sistemas mais modernos do país e um dos melhores do mundo. Todos os processos podem ser realizados de forma digital. Uma empresa pode ser aberta, com toda segurança, por celular, pelo aplicativo da JUCERJA, de qualquer lugar do mundo – explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinicius Farah.

A JUCERJA também fechou o ano com mais 15 municípios integrados ao Alvará Automatizado, totalizando 68 com o convênio. O objetivo é chegar às 92 cidades do Rio de Janeiro em 2022. O Alvará Automatizado é uma ferramenta disponibilizada pela Junta Comercial, que consolida em um único canal os órgãos públicos envolvidos no registro empresarial. Com ele, empresas de baixo e baixíssimo risco recebem contrato social, CNPJ, inscrição estadual, licenças da Vigilância Sanitária e do INEA e alvará do município logo após o registro do ato.

Nossa meta é facilitar a vida do empreendedor, entregando soluções mais ágeis, práticas e eficientes – afirma o presidente da JUCERJA, Sérgio Romay.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Número de empresas abertas no RJ em 2021 é o maior de todos os tempos
Advertisement

6 COMENTÁRIOS

  1. Quantidade não é qualidade…
    Reflexo do crescimento real? ou mera consequencia da precarização do emprego formal? Quantas dessas empresas são MEI?

  2. Uma ultima noticia prp senhor governadpr do RJ e Prefeito: “Carros elétricos já são dois terços do mercado na Noruega, liderados por Tesla
    País quer se tornar o primeiro a encerrar vendas de carros movidos à combustão até 2025”.
    Os veiculos eletricos estao a todo vapor. Senhor Claudio Castro, Sr Eduardo Paes e politicos da Alerj continuem mamando nos royalties do petroleo enquanto podem. Continuem colocando as industrias pra correr, pegando o dinjeiro de impostos todo e enfiando na conta de politicos e aumentando salarios de funcionarios publicos. Enquanto isso os miseraveis com baixa instrução que votaram em vocês vao so aumemtando, pois nunca viram e nunca virão a cor do dinheirp desses royalties. Assim que o leite da teta secar eu quero ver de onde vão tirar dinheiro pra manter o padrão de vida da elite do setor publico e doa politicos.

  3. Veja essa noticia governador: “Para aliviar o impacto negativo da pandemia e do caos econômico do governo federal, o Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Fazenda e do Planejamento, preparou um programa inédito de desconto no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, IPVA-2022, e estendeu o prazo de pagamento, de três para cinco parcelas começando em fevereiro.
    Por decisão do Governador João Doria, os proprietários de carros usados ??que pagarem antecipadamente os impostos com cota única em janeiro terão um desconto de 9%.”
    E voce Governador Castro? O que fez pelo cidadao do RJ com relacao ao IPVA-RJ? Vai aumentar né? Certamente desconto o senhor não poderá dar, pois ja correu pra dar aumemto pro funcionalismo, não pode abrir mão da receita. Enquanto isso, a renda de quem trabalha e sustenta esse estado, que é o trabalhador do setor privado, vai so encolhendo. Voce nao se elege mais governador, pode ter certeza disso. Assim como Eduardo paes, o homem que adora IPTU tambem nunca mais se elege.

  4. Pelas palavras do nosso Excelentissimo governador: ” O Rio de Janeiro vive um novo momento. A recuperação econômica é hoje uma realidade em todo o território fluminense”. Eu acho que o governador deve achar que o cidadao carioca ou é ot@rio, ou vive com o salario de politico e funcionario publico. Voces acabaram com o Rio de Janeiro governador, com esses imppstos extorsivos sobre os combustiveis, sobre energia, telefonia, tudo voces cobram percentuais mais altos do pais. Voces destruiram a renda do cidadao do RJ, e passaram a mao na grana do caixa do governo e espalharam aumentos absurdos pra marajas do setor publico. Funcionarios publivcos que ja ganham muito alem do setpr privado, mas que voces insistem em enriquecer com aumentos surreais. Pra seu conhecimento governador e prefeito, as pessoas estao mandando dinheiro pra outros estados, outros paises, pra sair fora desse inferno de imppstos que voces criaram. Um estado improdutivo, que expulsou as empresas ao longo dos anos cobrando inpostos altps pra bancar funcionarips publivos e politicos. Continuem com essa premissa em favorecer o setor publico em deteimento do privado, que voces vao ter como resultado o retrato qie se ve hoje do RJ, favela pra todo lado e miseria, enquanto voces se preocupam em aumemtar salarip de marajas. Fujam cariocas pra Sao Paulo, la nao teve aumento de marajas nao.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui