Lei Seca registra mais que o dobro de motoristas embriagados durante a pandemia

Em média, um a cada nove condutores testados pelos agentes nos últimos três meses estava alcoolizado, antes, isso ocorria com um em cada 22 motoristas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Operação Lei Seca em ação durante o fim de semana / Divulgação (Foto: Reprodução)

A operação Lei Seca contabilizou mais que o dobro de motoristas alcoolizados ao volante no RJ durante o período de pandemia da Covid-19. Desde a retomada das fiscalizações, interrompidas de março a outubro do ano passado em função do Coronavírus, o percentual de ocorrências diante do total de abordagens mais do que dobrou no estado, indo de 4,6% para 11,5%. Em média, um a cada nove condutores testados pelos agentes nos últimos três meses estava alcoolizado, antes, isso ocorria com um em cada 22 motoristas. A informação é do jornal Extra.

Os números forma impulsionados pelas festas de fim de ano. Somente no réveillon, mesmo sob chuva em grande parte do estado e com medidas de isolamento em vigor. As blitzes da Lei Seca no período identificaram presença de álcool em 13,8% dos condutores, contra menos da metade (6,7%) de 2019 para 2020.

De acordo com o tenente-coronel Marcelo Rocha, superintendente da Operação Lei Seca no estado desde julho de 2019, a crescente de flagrantes no trânsito foi detectada a partir de julho. O aumento trouxe a tona a necessidade de implantação de protocolos sanitários que permitissem o retorno das blitzes sem colocar agentes ou motoristas em risco de contaminação.

Com rígidas medidas de distanciamento sendo adotadas nas abordagens, o percentual de motoristas parados por operação caiu em 80%, mas a alta no número de flagrados pelo bafômetro segue alta.

Advertisement

A soma do aumento no consumo de álcool com a saída das fiscalizações, não só da Lei Seca, levou a um quadro complicado. Infelizmente, além do trabalho de conscientização, que não parou, a parte de coerção também continua sendo necessária“, afirma Rocha.

O antídoto contra a mistura entre álcool e direção deve vir na forma de mais repressão. De acordo com Rocha, o estado e os responsáveis pela Lei Seca vêm debatendo um aumento de efetivo e de equipes para breve, de modo a escalonar o número de ações por todo o Rio. Além disso, está prevista uma reestruturação no modelo de trabalho dos agentes, expandindo uma experiência posta em prática antes da pandemia.

A Lei Seca Móvel, executada como laboratório entre 1º de fevereiro do ano passado e a pausa ocasionada pelo coronavírus, em 19 de março, é uma das apostas para conter a embriaguez ao volante. A estrutura mais enxuta permite que a blitz seja montada em vias estreitas e que os agentes se desloquem rapidamente por pontos próximos, para surpreender fujões. Durante os testes, conta Rocha, o índice de motoristas flagrados sob efeito de bebida alcoólica chegou a atingir 25%, cinco vezes maior do que a média aproximada da época.

O retorno da Lei Seca Móvel representa ainda uma arma contra aquele que o superintendente da operação classifica como “maior vilão”: o uso de redes sociais e aplicativos que informam o local de blitzes. Basta uma barreira ir parar nessas ferramentas para que o percentual de testes positivos no bafômetro sofra uma queda imediata.

Perde-se produtividade no nosso trabalho, mas a sociedade também perde segurança. Isso é o principal“, lamenta Rocha.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lei Seca registra mais que o dobro de motoristas embriagados durante a pandemia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui