Número de golpes financeiros dispara no Brasil

Somente no 1º semestre de 2021, foram verificados mais de 2,3 milhões de roubos de informações de cartões de crédito; saiba como evitar cair nos golpes, com dicas de especialistas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O SMS é o principal meio usado pelos ciberbandidos para aplicar golpes na população / Reprodução: Internet

Um levantamento feito pela Psafe, empresa líder em cibersegurança na América Latina, detectou o aumento de golpes financeiros aplicados com o objetivo de roubar informações bancárias e de cartão de crédito das vítimas no Brasil. Entre as ameaças mais identificadas no contexto financeiro estão os golpes que utilizam indevidamente nomes de lojas virtuais, nomes de bancos e a temática PIX.

Segundo o levantamento, somente no primeiro semestre de 2021, foram verificadas mais de 2,3 milhões de roubos de informações de cartões de crédito, o que representa uma ameaça financeira sendo detectada a cada 6 segundos no país.

Os golpes financeiros são especialmente disseminados através de SMS, através da prática de phishing (crime de enganar as pessoas para “pescar” informações confidenciais como senhas e número de cartões de crédito), na qual o cibercriminoso se passa por uma instituição bancária solicitando o bloqueio ou desbloqueio de um cartão de crédito através de um link, ou solicitando a confirmação de dados bancários supostamente para bloquear uma compra não autorizada. A vítima, pega de surpresa e amedrontada, acaba informando dados sensíveis que serão utilizados nos golpes.

A situação piorou de forma muito expressiva no início de 2021, quando cibercriminosos vazaram os dados de mais de 100 milhões de assinantes de contas de celulares na Dark Web. O PSafe chamou a atenção para o perigo da situação, em fevereiro deste ano, destacando que nos bancos de dados vazados havia informações pessoais que poderiam ser usadas por cibercriminosos para fins escusos.

Advertisement

Ainda de acordo com o Psafe, já há novas modalidades de crimes cibernéticos envolvendo temáticas ligados o novo serviço bancário PIX, que registrou 62 mil acessos e compartilhamentos fraudulentos somente em 2021.

Os riscos para as pessoas com tais golpes são consideráveis, pois vão desde a realização de compras virtuais, assinaturas de serviços online e até abertura de contas bancárias, através da utilização dos dados roubados. Além do mais, há sempre o risco da disseminação do golpe através do compartilhamento do falso site ou link malicioso, potencializado os estragos e ampliando a margem de lucro dos criminosos.

O DIÁRIO reuniu algumas dicas de especialistas sobre como evitar destes golpes. Saiba como se proteger :

1 – Os SMS são os principais meios utilizados para disseminar golpes financeiros. Recomenda-se a utilização de aplicativos ou soluções de proteção do celular em tempo real contra links maliciosos compartilhados através de SMS, WhatsApp, Facebook Messenger e no navegador.

2 – Não clicar em links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais. Nunca informar dados bancários em sites ou aplicativos dos quais desconhece a procedência.

3 – Não compartilhar links de procedência duvidosa.

4 – Evitar redes Wi-Fi públicas ou sem senha para realizar transações financeiras.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Número de golpes financeiros dispara no Brasil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui