Número de mortes por Covid-19 despencou nos últimos dois meses, aponta pesquisa

Pelo menos até o dia 26 de abril de 2022, última data coberta pelos dados, o número de óbitos no mês foi de 43

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Posto de vacinação contra a Covid do Maracanã, na Zona Norte do Rio — Foto: Divulgação

O Instituto Rio21 analisou dados relacionados à série histórica de óbitos por COVID-19 no Estado do Rio de Janeiro. As informações foram retiradas do site da Secretaria de Saúde do Governo do Estado e mostram, por dia, o número de óbitos registrados em todo o território fluminense desde o primeiro registro de morte, em março de 2020.

O gráfico a seguir faz um mapeamento mensal do número de óbitos entre março de 2020 até o mês de abril de 2022:

image 5 Número de mortes por Covid-19 despencou nos últimos dois meses, aponta pesquisa
Número de óbitos mensais por COVID-19 no Estado do Rio de Janeiro entre março de 2020 e abril de 2022. Fonte: Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Elaboração: Instituto Rio21.

O número de óbitos alcançou um alto patamar e de forma relativamente acelerada nos primeiros meses de pandemia. O mês de abril de 2021, por exemplo, registrou o maior número de mortes pela doença até hoje, com 7.563 óbitos. Outro momento de pico ocorreu em maio de 2020, nesse caso com 7.392 óbitos no mês.

Os dados mais recentes, no entanto, são bastante otimistas. A variante Ômicron, que tomou os noticiários brasileiros entre o final do ano passado e o início deste ano por ser mais contagiosa, felizmente não teve um reflexo tão forte no número de mortes – ainda que o número de vidas perdidas não possa, claro, ser desconsiderado.

Advertisement

Pelo menos até o dia 26 de abril de 2022, última data coberta pelos dados, o número de óbitos no mês foi de 43. Veja o gráfico abaixo, que mostra um comparativo entre o número de óbitos nos meses de abril de 2020, 2021 e 2022:

image 6 Número de mortes por Covid-19 despencou nos últimos dois meses, aponta pesquisa
Número de óbitos por COVID-19 no Estado do Rio de Janeiro nos meses de abril de 2020, 2021 e 2022. Fonte: Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Elaboração: Instituto Rio21.

O gráfico abaixo, por último, apresenta a mediana do número diário de óbitos por COVID-19 no estado para cada ano desde o início da pandemia:

image 7 Número de mortes por Covid-19 despencou nos últimos dois meses, aponta pesquisa
Mediana do número diário de óbitos por COVID-19 no Estado do Rio de Janeiro para 2020, 2021 e 2022 (até abril). Fonte: Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Elaboração: Instituto Rio21.

É de verificação imediata que a mediana de mortes de 2022, no Estado do Rio de Janeiro, é muito menor que nos dois outros anos de pandemia. A mediana referente ao ano de 2020 é 5,7 vezes maior que a de 2022. No caso de 2021, o número é 6,7 vezes mais alto.

De fato, a análise dos dados sugere que o cenário pandêmico é o melhor desde o início da crise sanitária que vivemos nos últimos anos. Isso se deve, primordialmente, à vacinação da população do estado. Com a imunização dos fluminenses, mesmo os momentos de avanço do número de casos foram superados de forma mais suave, isto é, sem grandes números de óbitos, pelo menos em comparação com outros momentos da pandemia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Número de mortes por Covid-19 despencou nos últimos dois meses, aponta pesquisa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui