Número de novos corretores de imóveis dobra no Rio de Janeiro em 2021

A profissão de corretor de imóveis está em evidência e registra significativa taxa de crescimento nos últimos anos. O número de novos intermediadores mais que dobrou em 2021.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rio de Janeiro visto da praia de Icaraí, em Niterói. | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

Segundo dados do Conselho de Corretores de Imóveis, a adesão à profissão de intermediador imobiliário está em franca expansão no Rio. Durante a pandemia, e, principalmente no último ano, o número de novos corretores de imóveis cresceu exponencialmente. A profissão de corretor de imóveis está em evidência, como explica o presidente do Creci-RJ, Marcelo Moura:

O mercado imobiliário apresentou resultados muito positivos, com incremento no número de negociações, mesmo durante a pandemia. Esse cenário atraiu a atenção para a classe de corretor de imóveis. É o profissional certo, o único habilitado para transmitir a segurança necessária para a sociedade em todas as etapas da negociação imobiliária. Portanto, para aqueles que estão iniciando a trajetória na profissão, é necessário buscar o aprimoramento de forma permanente para atender as demandas da sociedade.

Contextualizando esse bom momento da classe, em 2019, ano que precedeu a pandemia do coronavírus, o número de novos profissionais com registro no Creci-RJ foi de 2.405. Em 2020, apesar do cenário de incertezas e da realidade pandêmica, foi constatado relativo aumento de novos corretores de imóveis, totalizando 2.722 novos registros, correspondendo a uma taxa de crescimento de cerca e 13% se comparado com o ano anterior.

Mas foi no ano de 2021 que o boom da corretagem de imóveis demonstrou seu auge, totalizando 5.033 novos profissionais. Ou seja: números que revelam somente crescimento. Além do incremento de cerca de 84% na comparação 2021×2020, o destaque vai para os 109% se comparado ao ano de 2019. Portanto o número de novos corretores de imóveis mais que dobrou nos últimos dois anos no estado do Rio de Janeiro. Registra-se também elevada participação do público feminino na profissão. Apenas no último ano mais 2.218 mulheres ingressaram no mercado imobiliário no estado, representando 44% do total de corretores que iniciaram na profissão no último ano.

Advertisement

Grandes empresas do ramo têm planos de expansão. A tradicional Sergio Castro Imóveis, com dois escritórios no Centro, e um no Porto Maravilha, Laranjeiras e Leblon, está realizando obras para a inauguração de mais três filiais: Santa Teresa, Copacabana e Jardim Botânico. Outras empresas, como a Privilégio Imóveis e a Lopes Enjoy, também especializadas em imóveis usados, têm passado por expansão semelhante, demonstrando uma animação dos corretores com as perspectivas econômicas da cidade e com o arrefecimento da pandemia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Número de novos corretores de imóveis dobra no Rio de Janeiro em 2021
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Está aí uma profissão que esconde muitos fora da lei.
    Tem imóveis de negócio das milícias e negociado por quem, hein?
    Aliás, os próprios empreendimentos das milícias, teve participação de arquiteto, de engenheiro, advogado, além do corretor.
    Duvidam?

    Infelizmente enquanto os Conselhos profissionais somente se interessam em aumentar os inscritos para receber mais anuidades, e as Polícias nada fazem contra estes, que não fiscalizam e cobram conduta ética dos inscritos, e nem vão em cima daqueles profissionais, os negócios das milícias seguem a todo o vapor…
    Ahh não pode esquecer o contador…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui