Foto: Reprodução Internet

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), analisados pelo Instituto Rio 21, mostram que houve uma queda no número de veículos recuperados no município do Rio de Janeiro nos últimos 3 anos. Em 2020, a Polícia Civil conseguiu reaver 8.590 veículos roubados ou furtados, apresentando uma redução de 55,6% com relação a 2017, quando foram registradas 19.344 recuperações.

Recuperação de veículos por ano – Fonte: ISP/ Elaboração: Instituto Rio 21


Em 2021, o mês de março foi o que registrou a maior quantidade de recuperações até o momento, contabilizando 816 veículos recuperados. Em contrapartida, maio teve a apreensão de apenas 651 veículos, o menor número do ano, com queda de 20% em relação a março.

Recuperação de veículos por mês – Fonte: ISP/ Elaboração: Instituto Rio 21

Em maio, mais da metade dos veículos encontrados foram realizados por delegacias localizadas na Zona Norte, que somam 427 automóveis reavisto. Por sua vez, a Zona Oeste foi a segunda região que acumulou mais casos de recuperação, com 180 veículos . Já as delegacias do Centro recuperaram 38 veículos e da Zona Sul, 6.

Recuperação de veículos por região – Fonte: ISP/ Elaboração: Instituto Rio 21

Quando se analisa a série histórica (2010-2020), é possível notar que há um padrão no percentual de recuperação de veículos por região. Desde 2010, a Zona Norte sempre liderou o índice, com as Polícias Civis locais sendo responsáveis por pelo menos 58,5% dos casos. Já a Zona Oeste é a segunda região com a maior porcentagem, com suas delegacias recuperando uma grande parcela dos veículos. Em contraste, o Centro e a Zona Sul apresentam com percentuais baixíssimos, nunca acima de 4%.

Percentual de veículos recuperados por região – Fonte: ISP/ Elaboração: Instituto Rio 21

Além disso, em maio, a delegacia que mais recuperou veículos foi a 27 ª DP (Vicente de Carvalho), que registrou 78 casos. A 34 ª DP (Bangu), foi a segunda, com 54 veículos. Vale ressaltar que as 10 delegacias que mais recuperaram veículos estão localizadas na Zona Oeste ou na Zona Norte, nenhuma situada no Centro ou Zona Sul.

Recuperação de veículos por delegacia – Fonte: ISP/ Elaboração: Instituto Rio 21

Assistente de pesquisa do Instituto Rio21, Carolina Carvalho diz que a redução de veículos encontrados pela polícia nos últimos anos tem relação direta com a diminuição de roubos de automóveis no mesmo período.

Parte da queda no número de veículos recuperados pode ser explicada pela redução nos casos de roubo de veículos, que também vem caindo desde 2017. Além disso, as delegacias da Zona Norte e Oeste são as que mais recuperam, pois também são as que mais recebem denúncias.”

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui