Números de segurança turística no Rio de Janeiro

Secretaria de Turismo e Polícia Civil apresentam números de segurança turística no Rio de Janeiro ao Ministério do Turismo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, e a delegada titular da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT), Patrícia Alemany, estiveram, nesta quarta-feira (23/06), em reunião com o ministro do Turismo, Gilson Machado, para discutir uma política de segurança turística e apresentar números do Rio de Janeiro. Na ocasião também foram apresentados projetos da Secretaria de Estado de Turismo e da TurisRio para a retomada do setor.

Um levantamento exclusivo da DEAT aponta que o percentual de visitantes vítimas, que registraram ocorrência em alguma delegacia da Polícia Civil no período de um ano, é de 0,31% do número total de estrangeiros que vieram ao estado – mais de 1,2 milhão, segundo o Ministério do Turismo. O estudo revela, ainda, que dos crimes cometidos contra turistas estrangeiros, cerca de 80% são sem violência, em sua maioria furtos. 

Para o secretário Gustavo Tutuca, a pesquisa aponta um trabalho efetivo de segurança para prevenir e combater crimes contra turistas, especialmente os com violência. “Garantir a segurança aos turistas que visitam o Rio de Janeiro é um dos principais objetivos do nosso trabalho, então é fundamental que haja essa união de esforços entre Setur-RJ, Polícia Civil e Ministério do Turismo. Estamos trabalhando para uma retomada segura e temos que preparar a imagem do Estado para a retomada. O número deixa o Rio de Janeiro em pé de igualdade com várias cidades da Europa que recebem milhões de turistas por ano.”, afirmou.

A delegada Patrícia Alemany falou sobre a importância da criação de um fórum de segurança turística. “A divulgação dos indicadores positivos de segurança ligados ao turismo é de fundamental importância para o nosso Estado, que recebe muitos visitantes por ano. A Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro está empenhada na redução da criminalidade, trabalhando com inteligência e investigação, para que, na retomada do turismo, os visitantes se sintam seguros.”, pontuou a titular da DEAT.

Advertisement

Precisamos mudar a percepção de segurança do turismo no Brasil. Nossa ideia é que, a partir da divulgação desses indicadores e da qualificação das forças de segurança, possamos demonstrar que as pessoas podem viajar com segurança pelo nosso país e aproveitar as maravilhas e encantos que só o Brasil tem”, destacou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Durante a reunião, ainda foram apresentados projetos da Setur-RJ, como campanha promocional para retomada do turismo, obras de infraestrutura, capacitação do setor, sinalização turística e eventos. Também participaram da reunião o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida, e a assessora da Setur-RJ, Ana Cazelato.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Números de segurança turística no Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui