Brasil não enfrentará falta de energia elétrica em 2021, diz Governo Federal

A região Sudeste, que é responsável por 70% da capacidade de armazenamento do Brasil, registra apenas 26% de sua capacidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Secretario do MME destacou que o objetivo do governo é chegar em novembro – fim do período de seca – em condições adequadas de produção e consumo de energia elétrica / Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

O secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Christiano Vieira da Silva, em entrevista à Voz do Brasil, afirmou que não há indicação de falta de recursos para o atendimento da carga de energia do Brasil, em 2021. Apesar da crise hídrica enfrentada pelo país este ano; o pior nível de chuvas dos últimos 91 anos.

Christiano Vieira da Silva ressaltou que a região Sudeste, responsável por 70% da capacidade de armazenamento do Brasil, registra apenas 26% de sua capacidade. Segundo Silva, a bacia do Rio Paraná e seus afluentes, como o Tietê e o Paranaíba, encontram-se em situação muito ruim.

O secretário do MME destacou ainda que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), diante do cenário de crise, vinha orientando o setor elétrico a acionar as usinas termelétricas, para complementar o fornecimento de energia. O governo federal, por sua vez, tem adotado outras medidas para que o brasileiro não enfrente apagões, como: a importação de energia de países vizinhos, facilitação da oferta por parte de usinas sem contrato, e geração excedente de usinas à biomassa, explicou Christiano Vieira da Silva. Com as medidas, as autoridades públicas esperam a chegada do fim do período de seca, em novembro, em condições adequadas de produção e consumo de energia. Até lá, as termelétricas deverão continuar em funcionamento.

Para o secretário de Energia Elétrica também cabe ao cidadão tomar medidas que impactem o menos possível o consumo de energia, como desligar a luz dos cômodos que não estão sendo utilizados, evitar abrir a geladeira desnecessariamente e fechar a porta do cômodo que utiliza ar-condicionado ou aquecedor.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Brasil não enfrentará falta de energia elétrica em 2021, diz Governo Federal
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui