O Centro do Rio vem aí: revitalização da região é prioridade para Eduardo Paes

Junto com o futuro secretário de Planejamento Urbano de sua gestão, Paes dará atenção mais que especial à região central do Rio de Janeiro, prometendo revitalizá-la

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Alexandre Macieira/Riotur

Após a escolha do arquiteto e urbanista Washington Fajardo para comandar a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, o prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), que assume o cargo em janeiro, já começa a planejar a revitalização da região central da capital fluminense, que será uma das prioridades de sua gestão.

E um dos carros-chefes da ”reativação” do Centro do Rio será a transformação de imóveis comerciais em residenciais, fato este que, para acontecer, precisa passar por uma alteração na legislação.

”Cidade sem centro é uma cidade sem alma. A origem, não só do Rio, mas também do Brasil, está nos nossos centros. Por isso, vamos recuperar a alma da nossa cidade”, diz Eduardo Paes.

De acordo com Washington Fajardo, locais como o Bairro de Fátima e a região da Cruz Vermelha, no final da Lapa, que já têm moradores, são a comprovação de que o Centro pode, sim, ser ótima opção residencial e não apenas empresarial. Além disso, outras localidades como a Praça da República, a Praça Tiradentes e a Rua Sete de Setembro também são boa alternativa, devido a seus imóveis históricos tombados que podem ser aproveitados como residências.

fajardo O Centro do Rio vem aí: revitalização da região é prioridade para Eduardo Paes
Washington Fajardo na Praça Mauá, região que ganhou grande atenção da Prefeitura de Eduardo Paes em sua primeira gestão – Foto: Rerpdoução

Para Claudio Hermolin, presidente da Associação de Dirigentes do Mercado Imobiliário (Ademi), que aprova a ideia, o Centro do Rio tem aproximadamente 14 mil imóveis que podem ser utilizados como residências ou, no mínimo, mistos.

Advertisement

Uma questão importante em relação ao Rio, que engloba tanto a região central quanto a cidade como um todo, é a mobilidade urbana. Futuro secretário municipal de Fazenda, Pedro Paulo, diz que o setor também ganhará atenção especial e será reorganizado.

”Nos ônibus, é possível dar estímulos para o setor investir sem que sejam dados subsídios. Os empresários podem ser estimulados a investir se houver repressão ao transporte clandestino. Podem ser feitas parcerias para recuperar as estações do BRT. Um novo modelo de concessão não está descartado. O VLT pode ser beneficiado pela grande arrumação no Centro que planejamos. Temos que reativar a parceria público-privada do Porto”, diz ele.

Paco do Ouvidor O Centro do Rio vem aí: revitalização da região é prioridade para Eduardo Paes
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Vale ressaltar que o novo subprefeito do Centro do Rio será Leonardo Pavão. Em sua opinião, o ponto de partida para a revitalização é o atendimento à população de rua, e isto será trabalhado em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, que, por sua vez, será comandada pela ex-vereadora e deputada federal Laura Carneiro.

O DIÁRIO DO RIO é um grande apreciador da região central da cidade e acredita muito em seu potencial, tanto arquitetônica quando economicamente falando. Inclusive, a nova sede do portal ficará localizada em um imóvel na Travessa do Comércio, no Arco do Teles, junto à Praça XV.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O Centro do Rio vem aí: revitalização da região é prioridade para Eduardo Paes
Advertisement

36 COMENTÁRIOS

  1. Acho que o Centro já está bem servido de tudo…o que precisa é de manutenção, limpeza e restaurações, etc… Acho que devemos investir em novas áreas…

    Paris; fez bem quando começou em 1964 criar Lá Defense, Hj o principal Centro empresarial da Europa, super moderno… o antigo e o moderno em comunhão..

  2. Acho que o centro já está bem servido de tudo…o que precisa é de manutenção, limpeza e restaurações, etc… Acho que devemos investir em novas áreas… Paris; fez bem quando começou em 1964 criar Lá Defense, Hj o principal núcleo empresarial da Europa, super moderno… o antigo e o moderno em comunhão..

  3. O Centro do Rio precisa urgentemente ser liberado dos vendedores ambulantes.Além do péssimo visual, concorrem deslealmente com o comércio estabelecido, deixam um rastro de lixo onde quer que estejam, ocupam as calçadas importunando os pedestres, causam poluição sonora com gritos anunciando suas mercadorias, as quais têm origem às vezes suspeitas.
    Precisamos também de uma Guarda Municipal mais atuante, que não se limite a passear entre o caos sem qualquer atitude de repressão.

  4. Precisaria convertir o quarteirão de lado dos arcos num shopping tipo o shopping estação de Curitiba. E fazer um terraço com vista para os arcos. Esse quarteirão onde tinha a tradicional pizzaria Guanabara, hoje em dia está abandonado. Daria mais movimento fazendo um mini-shopping.

    • Eu sempre falo que os shoppings do Rio tem que ter em seu último pavimento, um mirante aberto. O mirante do Botafogo Praia Shopping com vista para o Pão de Açúcar tinha que ser aberto e não na Praça de Alimentação. Um shopping no centro poderia ter um mirante com vista para os prédios da região central e da encosta da Floresta da Tijuca, do Cristo e Corcovado no outro lado

  5. E porquê não, também aquele lindo complexo arquitetônico a Central da Leopoldina, abandonado, parecida em parte com a Gare du Nord de Paris, ser transformada em Shopping Center? Com lojas valorizando aquela região, a qual é caminho de passagem para milhares de pessoas por dia potenciais consumidores

  6. Recuperar o Centro, aumentando o número de imóveis residenciais não deve ser o único caminho para dar mais racionalidade a mobilidade urbana na cidade, mas também criar novas centralidades. Madureira, Bangu, Tijuca, Taquara, Penha podem ser estimulados a serem regiões centralizadoras, como aliás, já foi planejado há tempos atrás.

  7. Concordo com o Jefferson Pascoali, a Região Central do Rio precisa de uma revitalização urgente. Começando pela Central do Brasil, que está muito suja e abandonada, cheia de moradores de rua. Poderiam copiar o modelo de urbanismo da Avenida Paulista e construir um Shopping ali valorizaria o lugar, além de ampliar o metrô até Madureira e outros bairros. É necessário mais iluminação, mais câmeras de segurança e mais limpeza e uma boa reforma no terminal rodoviário da Central que está super abandonado. Enfim, dá pra mudar a situação do Rio e isso tem que começar pelo centro. Vamos torcer e continuemos em oração

  8. Eu só queria que fizesse pelo menos um ou dois hospitais públicos de referência no centro fazer o que acabaram com o restaurante popular um ou dois restaurantes populares um na centrál e outro na praça Cruz Vermelha ou na Lapa outra melhoria é cuidar das praças que estão sujas de fezes e urina é cheios de moradores de rua precisam recolocarem em um local de tratamentos permanentemente ,precisamos de iluminação, câmeras e segurança de dia é de noite em pontos cruciais,precisamos de bancos na Lapa e adjacências pois no seu comando tirou os bancos de cimento e de madeira também os turistas tem que sentar no chão graças ao sr prefeito até em Copacabana

  9. A red globo deve estar rindo de orelha a orelha , afinal , retorna o grande pagador de propinas dela . Vai chafurdar no $ público de novo . Como não acredito q os cariocas gostam de serem roubados , só posso deduzir q foi mais uma fraude , igual em SP capital , BH , …
    Ou temos o voto impresso auditavel ou continuaremos nas maos dos conhecidos ladrões. Ahhh ! A irmã do ROLIÇO maia botafogo, será a presidente da Rio Tour , a canalhada se reencontrado no poder . Quanto essa reunião vai custar em vidas do povo do Rio ? Sorte minha q não moro ai à 25 anos .

    • Voto em papel auditável? E você entende de Sistemas? Sabe o grau de redundância das auditorias das urnas eletrônicas? Ou é só opinião de quem segue o rebanho? Daqui a pouco você vai insinuar que Trump também foi roubado. Ou o que é pior… que está sendo articulada uma grande fraude para as eleições de 2022! Vocês aprenderam bem com a Venezuela mesmo! Estão fazendo o Brasil a voltar no tempo a passos largos. Parabéns, fascínoras!

  10. Concordo com o Edson Vasques e sua narrativa. Mas só para ampliar. Em toda Zona Oeste, quando não é esquecida, fazem planejamento pífio que não atendem a população local. Atendem sim o empresariado que lucram com obras e empresas de transporte. Enquanto isso o Rio de Janeiro vai sendo tomado pela milícia e essa mentalidade bolsonarista, que anda junto com a milícia.

  11. Como sempre.. .vai fazer obras para ricos.
    Pois assim o desvio de dinheiro é maior.
    Sr. O Rio não precisa de obras fantasmas…precisa de hospitais funcionando 100%, escolas com educação cívico militar…ja que a educação da era Lula está falida….
    Faz pelo pobre…pelo povão é não para encher seu bolso e dos que o rodeiam

    • O Parque Madureira foi obra para rico ?

      Eduardo Paes fez obras ótimas, dentre elas o excelente Parque Madureira. Se em cada gestão Eduardo Paes fizer um incrível parque como este, já terá valido a pena votar nele.

      Inaugurado ainda no final do primeiro mandato de Eduardo Paes, em 2012, com uma ampliação em 2015 (e o parque vem sendo ampliado até os dias de hoje), o Parque Madureira valorizou o bairro do qual leva o nome, e todos os outros bairros que o parque percorre. Com suas quadras esportivas, incluindo bocha e skate, ciclovias bosque, riacho, mini cachoeiras, uma lan house pública e a Praça do Samba – com o símbolo da Portela e do Império Serrano, o Parque Madureira tem 450 mil m², e vai de Madureira a Guadalupe, atravessando vários bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro. É o terceiro maior parque de nossa cidade, e é somente menor do que o Parque do Flamengo e a Quinta da Boa Vista.

      O Parque Madureira já pode ser considerado um ponto turístico do Rio de Janeiro, assim como o Boulevard Olímpico. O Parque Madureira é, sem dúvida, um dos melhores momentos da Prefeitura de Eduardo Paes.

      Senão vejamos = O Parque Madureira baixou em cinco graus a temperatura dos bairros, mudou a vida das pessoas de Madureira e dos bairros vizinhos que ele percorre para muito melhor, dando lazer e qualidade de vida ao morador do subúrbio (fora do circuitão da Zona Sul).

      Contra fatos não há argumentos: Eduardo Paes foi o idealizador do Parque Madureira, depois de mais de trinta anos sem a inauguração de uma boa área verde na cidade !!! Onde é que já se viu um país tropical e uma cidade turística como o Rio de Janeiro terem tão poucos parques e tão poucas áreas verdes como temos ?

      O excelente Parque Radical de Deodoro foi obra para rico ?

      O BRT e o VLT, e os corredores expressos Transoeste (que liga a Barra da Tijuca a Santa Cruz) e a Transolímpica (que liga o Recreio dos Bandeirantes a Deodoro) foram obras para rico ? Os teleféricos do Alemão e do Morro da Providência (desativados pelo incompetente e tosco Crivella), o Plano Inclinado do Morro Dona Marta foram obras para rico ? O BRS – Bus Rapid Service (Serviço Rápido de Ônibus), que destinou faixas exclusivas para os ônibus e diminuiu o tempo dos trajetos, facilitando a vida do passageiro foram obras para rico ?

      A derrubada da horrenda Perimetral (que ocultava os prédios históricos do Rio de Janeiro) e a construção de tudo o que compreende o Boulevard Olímpico (todos os equipamentos que estão no local onde foi realizada a grande Fan Fest na Rio 2016), que vai da Praça XV até os galpões modernizados do porto, incluindo o belo mural do Kobra, passando pelo AquaRio, pela RioStar, pelo Museu do Amanhã, pelo MAR e por tantas outras obras, que criaram um novo ponto turístico na cidade – também foram obras para rico ?

      Eduardo Paes criou o Centro de Operações Rio (COR) – inaugurado no último dia de 2010, integrando cerca de trinta órgãos municipais e diversas concessionárias, com o objetivo de monitorar e otimizar o funcionamento da cidade. O COR virou um verdadeiro quartel general da Prefeitura, ajudando a antecipar crises, tornando o Rio uma cidade mais inteligente. Também foi obra para rico ?

      Não estou entendendo onde você quer chegar… Antes de escrever sobre qualquer assunto, você deveria fazer uma pesquisa e saber o que realmente foi feito durante os dois mandatos de Eduardo Paes, com excelentes obras feitas pela cidade inteira.

      A cidade tem que ser legislada e administrada para todos, pobres, classe média e ricos…
      Pelo que se ouve, Eduardo Paes tem muitas acusações de corrupção, dentre outras coisas.

      MAS ATENÇÃO !!!

      Se Eduardo Paes rouba, ele também divide o produto do roubo com o carioca, realizando ótimas obras pela cidade.

      Todos os políticos brasileiros, especialmente os cariocas, são corruptos, canalhas, embusteiros e quadrilheiros – fazer o quê ?

      Pelo menos Eduardo Paes ama nossa cidade e cuida muito bem dela. Ele é indiscutivelmente um grande administrador, sabe e quer administrar bem a cidade, tem boas ideias, tem boas assessorias (com gente capacitada para ocupar tais cargos).

      Nas duas gestões de Eduardo Paes nossa cidade era outra coisa, cheia de excelentes obras, com a construção de novas áreas verdes, era muito mais limpa e bem cuidada, ao contrário do bota-abaixo orquestrado pelo inútil e paspalhão Crivella, que transformou o Rio de Janeiro na filial da série Walking Dead – ou mesmo em uma versão piorada de Bangladesh, com assessorias cheias de gente incompetente e incapaz.

  12. Até parece que não tem um monte de gente morrendo de Covid-19. A prioridade deveria ser a reestruturação da rede hospitalar, mas parece que isto não dá lucro. Bom mesmo é fazer obras, não é senhores políticos e empresários da construção?

  13. Regiões como a Lapa (hoje um bairro e não mais parte do bairro denominado Centro) e Pç da Cruz Vermelha e seu entorno, sempre foram bastante residenciais, mas a área central comercial, esta vem perdendo gradualmente sua importância e sofrendo esvaziamento, porém, ninguém colaborou mais para esse esvaziamento do que o Sr. Eduardo Paes com suas obras inconsequentes que só criaram dificuldades de acesso à região. Agora, sem a enxurrada de dinheiro federal para obras em razão de Copa do Mundo e Olimpíadas, o Sr. Eduardo Paes poderá mostrar se de fato é um bom gestor e terá a oportunidade de consertar o que ele destruiu e o que ele construiu com péssima qualidade.

  14. O Centro já está bonito com o Boulevard Olímpico, Roda Gigante, Museu do Amanhã, Aqua Rio, Museu de Arte do Rio e Praça Mauá. O que falta são residenciais naquela área perto da Praça Mauá, não estúdios como o novo Skylux, residenciais de verdade mesmo, apartamentos com varandas, 2 e 3 quartos, cozinha, banheiro, garagem, etc. Condomínios para povoar o centro. Nós, cariocas, também desejamos uma revitalização imediata da Central do Brasil, um shopping center de grande porte na região, a reforma da Estação Leopoldina como museu e centro cultural. Eles podiam fazer a Presidente Vargas uma Avenida Paulista do centro do Rio. Enquanto em SP a Paulista é vibrante nas madrugadas e noites até em fins de semana, a Presidente Vargas é abandonada, escura e cheio de moradores de rua principalmente aos domingos a noite. Avante e vamos aguardar.

  15. Whashington Fajardo é uma esperança de renovação, tem muito talento, conhecimento do assunto e garra. Vamos juntos vencer esse descaso que o Crivella nos deixou. Parabéns ao centro do Rio revitalizado.

  16. Derrubar a perimetral não foi crime. Agora, usar a presidência Vargas para estacionamento de ônibus é um crime.
    Deveria m pensar nas ruas próximo a central. Aquelas ruas a 100 anos não são vistas pelo poder público. Uma vergonha

  17. Demolir a perimetral foi um crime,fazer da presidente Vargas ponto final de ônibus,e matar a ligação da presidente Vargas com a praça xv,não foi revitalização,isso tudo foi retrocesso.

    • A Perimetral era “ótima e linda”, pois escondia todo o corredor cultural do Centro Histórico do Rio de Janeiro (onde começou a História do Brasil). Esta construção horrenda bloqueava inclusive a vista da cidade, tanto de quem estava chegando ao Rio de navio, quanto de quem estava em terra, e queria ver o mar.

      A inteligente derrubada do Elevado da Perimetral possibilitou a criação da maravilhosa Orla Conde e de todos os seus excelentes equipamentos, que oferecem lazer de qualidade a todos os cariocas e visitantes de nossa cidade…

      Você já viu algum viaduto como a medonha Perimetral em cima da Torre Eiffel, da Torre de Piza, ou mesmo obstruindo a visão da Estátua da Liberdade em Nova York ?

      Só mesmo administradores toscos e ignorantaços como os que temos elegido todos os anos foram capazes de fazer construir tal desastre ambiental e histórico na cidade do Rio de Janeiro, acabando com sua história !!!

      Como se elege para governar nossa cidade e nosso estado – sempre gente ignorante, ineficaz, incompetente e sem a menor noção do que seja uma boa administração, e sem vontade política para por isso em prática…

      Eu só queria entender estes critérios de escolha, do tipo ah, meu candidato é evangélico, é flamenguista, é carioca, é meu vizinho, vai apoiar os camelôs, e tantas outras desculpas para lá de esfarrapadas…

  18. Reclamar apenas não adianta. Vamos fazer pressão todos os dias. Assim avisamos que se não trabalhar bem, será outro Crivela. Pra mim ele destruiu o Centro.

  19. Edson Vasques, perfeito seu comentario, la vem ele beneficiar novamente o Centro, deixando a geande Barra sem metro, VLT e ainda um pessimo legado de construcoes mal feitas. tipo Tunel da grota funda sem opcao para pedestres e ciclistas, BRT com pistas horrorosas, nao criou viaduto da Benvindo de Novaes por cima da Avenida Das Americas. Etc..

    Centro do Rj de novo ???
    Que interesse todo e esse????

    • O interesse é transformar o Rio de Janeiro numa cidade civilizada, igual a tantas outras cidades limpas e bem cuidadas pelo mundo, como Moscou, Paris, Londres, Barcelona, Madrid, Nova York, Istambul, Marrakesh, Buenos Aires, Santiago, etc… etc… etc…

      Precisamos sair da Idade da Pedra Lascada em termos de cidade e de País !!!!!!!!!!

      Somos uma cidade turística, e qualquer pessoa menos informada sabe a dinheirama incrível que as cidades lucram com o turismo no mundo todo. Estas bem cuidadas cidades se sustentam e se reinventam, reaquecem sua economia com o dinheiro do turismo.

      Você viaja três horas de avião e vai a Buenos Aires, e quando volta descobre que você está vivendo em um chiqueiro, um verdadeiro lixão a céu aberto em que transformaram o Rio de Janeiro.

      Paes precisa revitalizar o Rio de Janeiro todo, e acho lógico começar pelo centro da cidade, onde o Rio de Janeiro efetivamente começou a existir.

  20. Eu mesmo cheguei a projetar uma linha 4 do VLT saindo da Central até o largo da Gloria. A linha contornaria a Praça da República, e desceria pela Riachuelo até a Lapa, para dobrar ali em direção à Gloria. Aí teríamos mesmo o centro todo coberto pelo VLT, que é a melhor proposta para distâncias não tão longas que podem dispensar os ônibus e mais engarrafamentos.

  21. De fato se tudo não se resumisse à vontade de abocanhar mais mesadas da Fetranspor ao menos falariam em levar o VLT ao coração da Lapa, permitindo aos turistas transitarem por toda a região central nesse transporte.

  22. Paes e sua equipe sempre comendo na mão da Fetranspor! Pelo visto isso nunca mudará. Na grande Barra foi uma vergonha o que fizeram. Expulsaram vans, travaram a ida do metrô até o Alvorada (o metrô não atende a Barra), engavetaram os projetos de VLT, transporte aquaviário, etc. fizeram de tudo para deixarem as empresas de ônibus sem nenhuma concorrência na Barra, Recreio, Vargens e cia. Tomaram uma faixa da Avenida das Américas para o BRT (trecho que agora vive engarrafado), não permitem que nenhum outro modal de transporte funcione na região. O morador que se dane com os engarrafamentos.

    Agora pelo visto tb desejam promover a farra da Fetranspor no Centro. Haja amor pela Fetranspor não é mesmo?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui