O desempenho dos times de futebol cariocas mostra um cenário bastante competitivo

Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco da Gama possuem fama internacional

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de visitantes turistando o Maracanã - Foto: Alexandra Aranovich/Café Viagem

O futebol é uma marca do carioca. O quarteto composto pelos maiores times da cidade não deixa mentir: Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco da Gama possuem fama internacional. O Instituto Rio21 analisou dados do Transfermarkt e disponibilizados pela Base dos Dados. Trata-se de um conjunto de informações a respeito de competições de futebol no mundo (nesse caso, do Campeonato Brasileiro), como o estádio em que o jogo ocorreu, o tamanho do público que assistiu à partida, o número de gols, dentre outras.

A análise se restringe ao cenário carioca e, mais especificamente, às partidas de futebol disputadas entre os quatro principais times da cidade entre 2017 e 2020. Um primeiro dado interessante diz respeito à média do tamanho do público presente nas partidas durante esse período:

image 11 O desempenho dos times de futebol cariocas mostra um cenário bastante competitivo
Média do tamanho do público presente nas partidas de futebol travadas entre os quatro principais times cariocas entre 2017 e 2020. Fonte: Transfermarkt. Elaboração: Instituto Rio21.

Note que o número médio de pessoas que ia aos estádios entre 2017 e 2019 apresentou um crescimento bastante significativo, o que, na prática, pode significar um aumento gradual do interesse dos cariocas por futebol nesse intervalo de tempo. Esse aumento, no entanto, foi travado pela pandemia em 2020, que adiou uma série de jogos do campeonato e impossibilitou a ida aos estádios.

No que diz respeito aos locais onde a maioria das partidas ocorreram, temos a seguinte distribuição:

Advertisement
image 12 O desempenho dos times de futebol cariocas mostra um cenário bastante competitivo
Estádios em que ocorreram a maior parte dos jogos de futebol disputados entre os 4 principais times cariocas. Fonte: Transfermarkt. Elaboração: Instituto Rio21.

Em todos os anos, a maior parte dos jogos ocorreu no Estádio Jornalista Mário Filho (o famoso Maracanã) que deu lugar a 22 partidas. Depois dele, destaca-se o Estádio Olímpico Nilton Santos – o Engenhão, com 12 partidas, seguido de perto pelo São Januário, com 10 partidas.

Em relação aos gols nas partidas, o gráfico abaixo mostra o desempenho médio de cada time quando são mandantes:

image 13 O desempenho dos times de futebol cariocas mostra um cenário bastante competitivo
Número médio de gols quando o time é mandante. Fonte: Transfermarkt. Elaboração: Instituto Rio21.

Os dados apontam que, entre 2018 e 2020, o Flamengo apresentou as maiores médias de gols quando era mandante, exceto em 2020, quando fica atrás do Vasco e do Fluminense. Apesar do melhor desempenho do Flamengo, note, no caso em que os times são classificados como visitantes, que as médias de gols são menores na maioria dos casos:

image 14 O desempenho dos times de futebol cariocas mostra um cenário bastante competitivo
Número médio de gols quando o time é visitante. Fonte: Transfermarkt. Elaboração: Instituto Rio21.

Na prática, a análise dos dados mostra um cenário futebolístico carioca bastante competitivo, o que talvez seja um fator determinante para um aumento no número de pessoas que iam aos estádios no período. As médias de gols dos times são razoavelmente parecidas, com vantagens e desvantagens para os times ao longo do tempo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O desempenho dos times de futebol cariocas mostra um cenário bastante competitivo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui